Maurício Ferreira

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Plano Nacional de Consumo e Cidadania é discutido pelo Executivo Estadual para Copa de 2014


As ações de proteção ao consumidor na Copa do Mundo de 2014 foram planejadas e debatidas na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo. O encontro foi comandado pela Governadora Rosalba Ciarlini e pela secretária nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva e reuniu representantes de diversos setores ligados a defesa do consumidor, serviços e produtos.
“Reconhecemos a importância desse encontro de hoje, do diálogo que será promovido aqui, com o objetivo de encontrar as medidas necessárias para que se possa oferecer tranqüilidade com relação aos direitos do consumidor, tanto aos que moram aqui, quanto aos que virão nos visitar na Copa”, disse a chefe do Executivo Potiguar.
O Comitê Técnico de Consumo e Turismo, idealizado pelo Plano Nacional da Secretaria de Defesa do Consumidor conta com a participação de membros dos Ministérios da Justiça, Turismo, Saúde e Transportes, da secretaria de Aviação Civil, Embratur, ANAC, ANVISA, ANTT e da Infraero, além dos atores locais como, Procon estadual e municipal, Ministério Público, Vigilância Sanitária e associações de hotéis e turismo. O objetivo do grupo é criar ações integradas de proteção ao consumidor no âmbito do turismo, na prevenção de eventuais conflitos e o estabelecimento de procedimentos de monitoramento, contingenciamento e solução de demandas para a Copa de 2014.
Segundo Juliana Pereira, a integração de ações vão fortificar o planejamento das relações de consumo para o período do mundial de futebol. “Temos um país com cada vez mais consumidores, por isso, chegou a vez do Brasil ter também produtos e serviços de excelência, além de oferecer respeito aos direitos dos cidadãos e consumidores”.
Rosalba Ciarlini sugeriu ao Comitê que as Polícias Federal, Civil, Militar, guardas de trânsito e outras autoridades fossem incluídas para capacitação e planejamento de ações. “É importante que tenhamos também o apoio da polícia. Acredito que no momento de dúvida ou de algum conflito, o turista, principalmente aqueles que não falam o nosso idioma, procure uma autoridade policial. Temos que prepará-los bem e incluí-los nessa comissão”.
Durante a reunião foram elaborados diversos diagnósticos, com ênfase nos principais serviços que serão oferecidos durante a Copa do Mundo: hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, transporte urbano, aéreo e interestadual, acessibilidade e monitoramento de preços, oferta e qualidade de produtos.
Ainda participaram da reunião os secretários estaduais de Esportes, Joacy Bastos; de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz e o adjunto de Turismo, George Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário