Maurício Ferreira

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Adolescentes da Fundac iniciam cursos do Pronatec


Os adolescentes assistidos pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN) começaram nessa segunda (19) e terça-feira (20) os cursos de Manutenção de Computadores e Confecção de Bijuterias que estão sendo oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A capacitação é uma parceria entre a Fundac, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), a 1ª Vara da Infância e Juventude de Natal e a Prefeitura de Natal.

Essa parceria visa oferecer aos jovens cursos de qualidade que irão facilitar o seu ingresso no mercado de trabalho e estimular sua atuação como autônomos ou empreendedores. Ao todo, estão sendo beneficiados 41 adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e em semiliberdade.

De acordo com a supervisora da capacitação e psicóloga da EAJ, Kainara Farias, a intenção é aumentar o número de adolescentes nos cursos. “Como as inscrições no sistema do Pronatec foram prorrogadas estamos vendo a possibilidade de incluir mais adolescentes nos cursos”.

O curso de Manutenção de Computadores está sendo realizado no Centro de Treinamento e Profissionalização (CTP) da Fundac, terá duração de três meses e está sendo oferecido para 25 adolescentes. Já o curso de Confecção de Bijuterias está sendo realizado no Ceduc Santa Catarina, na zona Norte de Natal, terá duração de dois meses e conta com a participação de 16 adolescentes.

A aula inaugural dos cursos, que foi realizada nesta segunda e terça-feira, serviu para os adolescentes se informarem sobre a dinâmica dos cursos, receberem material escolar e conhecerem os instrutores e os colegas de turma. Na aula de Confecção de Bijuterias as adolescentes já deram os primeiros passos confeccionando tiaras infantis.

A capacitação que está sendo oferecida pelo Pronatec vai mais além do que os cursos ofertados. Durante todo o curso os adolescentes terão acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e educador físico da Escola Agrícola de Jundiaí.

“Esse é o primeiro passo. Um passo muito importante, pois ele vai dar condição para que esses jovens se profissionalizem e conquistem algo mais”, disse Kainara Farias.

O curso de Manutenção de computadores será realizado de segunda a quarta-feira e o de Confecção de Bijuterias de terça a quinta-feira, das 14h às 17h. Ao final, todos os adolescentes que cumprirem no mínimo 75% da carga horária dos cursos receberão certificados.

PRONATEC

O Pronatec é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário