Modelo, em toda a região, como a Secretaria que realiza um dos trabalhos mais sérios e implacáveis no combate ao mosquito transmissor da Dengue, a Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros, agora, convoca moradores para também combater o Aedes Aegypti.
Ao longo dos últimos anos, diversos investimentos foram realizados por aquele órgão, como forma de se manter firme no combate ao mosquito, a começar pela contratação de diversos novos Agentes de Endemias, realização de mutirões e de campanhas de conscientização envolvendo diversos segmentos da sociedade local.
Em outros anos, este trabalho foi suficiente para reduzir a zero o índice de infestação na cidade. Porém, segundo os coordenadores da Secretaria de Saúde, nos últimos meses, a população tem se tornado mais descuidada quanto à prevenção da doença.
Conforme os coordenadores, a principal ferramenta para manter o Aedes Aegypti longe de Pau dos Ferros, é participação da comunidade no combate aos locais de reprodução. Além de ficar atento aos locais de acumulação de água, como pneus, caixas d’água, lixo ou vasos de plantas, eles podem fazer esse trabalho de vigilância na casa do vizinho ou mesmo em seu local de trabalho.
LIRAa – A Secretaria de Saúde divulgou o Índice Rápido Amostral do Aedes Aegypti (LIRAa) referente ao 8º Ciclo de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias de Pau dos Ferros no ano de 2012.
Este 8º ciclo mostra o quão presente tem sido o trabalho dos agentes. Enquanto outros municípios ainda estão indo ao 4º ciclo, Pau dos Ferros já chega ao oitavo apenas este ano, ou seja, em apenas um ano, os Agentes já visitaram oito vezes as residências pau-ferrenses.
O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. O desejável é que este índice seja inferior a 1%. Neste ciclo, o resultado foi 2,10%, ficando numa posição mediana, mas indicando estado de alerta, ainda mais sendo que estamos nos aproximando do período chuvoso.
Por isso, é imprescindível que a população se mantenha alerta e vigilante neste trabalho que deve acontecer em conjunto com a Secretaria, através dos Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde.
Equipe que participou do mutirão nesta sexta-feira, 14, no bairro Manoel Deodato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário