Maurício Ferreira

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Em Brasília, Governadora participa da abertura das atividades culturais italianas na Copa do Mundo


A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na noite desta terça-feira, 3, na sede da Embaixada da Itália no Brasil, em Brasília, de uma recepção oferecida pelo embaixador Raffaele Tombetta ao corpo diplomático de diversas embaixadas para marcar a abertura dos eventos culturais que assinalarão a presença da seleção italiana no Brasil durante a Copa do Mundo.
A “Azzurra” de Balotelli vai jogar na Arena das Dunas no dia 24 de junho contra o Uruguai, naquela que é considerada a partida mais disputada da primeira fase do Mundial.
No discurso de abertura do evento, que também marcou a comemoração dos 68 anos do plebiscito que transformou a forma de governo italiana em República, o embaixador agradeceu a presença da Governadora e falou sobre a expectativa da seleção para jogar em Natal.
“Esse evento serve para chamar a atenção dos 30 milhões de descendentes italianos que vivem no Brasil e também dos inúmeros brasileiros que vivem no nosso país que estarão de olho na capital do Rio Grande do Norte”, disse Tombetta. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para receber bem a Itália e as outras sete seleções”, respondeu a Governadora.
No evento também estavam presentes o embaixador do Uruguai, Carlos Amorín, o ex-embaixador do Brasil na Itália, Paulo Tarso Flexa de Lima e os senadores Casildo Maldones e Ricardo Ferraz, que recebeu das mãos do embaixador italiano cidadania e passaporte, entre outras autoridades.
Até o final da Copa do Mundo, a Embaixada vai promover cerca de 100 eventos culturais em diversas cidades brasileiras. Na primeira fase, a Itália joga também em Recife e Manaus. “Teremos exposições de arte e apresentações de diversos cantores em Natal”, garantiu o embaixador.
Em Brasília, já ocorreram palestras como a do sociólogo Domenico di Masi, exposições de mosaicos Greco-romanos no Museu da República e recitais de ópera. Durante a recepção oferecida nesta terça-feira, crianças de projetos sociais do Distrito Federal simularam uma partida de futebol entre as seleções do Brasil e da Itália.
No dia 1 de julho, a Itália assume a presidência da Comunidade Européia por seis meses. Entre 1 de maio e 31 de outubro de 2015, o país vai promover a Expo Milão, evento cujo tema será “Alimentar o Planeta, Energia pela Vida”. “Ficamos sabendo que o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país e queremos o Estado presente no Pavilhão do Brasil, que será o maior da feira”, sugeriu Trombetta.
Acompanharam a Governadora no evento o secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, e o assessor de comunicação do Governo do Estado, Paulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário