Maurício Ferreira

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Governo do RN realiza “Dia D” de combate ao Aedes aegypti na Zona Norte de Natal


O Governo do RN dá continuidade às ações de controle e extermínio do Aedes aegypti nos bairros da capital potiguar, e o próximo “Dia D” de Combate ao mosquito acontece no sábado, 13 de fevereiro, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte. Na manhã desta quinta-feira (04), entidades reuniram-se no Gabinete Civil para discutir detalhes sobre a ação.

A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, para que as Forças Armadas possam atuar em conjunto com as autoridades locais de cada estado no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zyka.

Na ocasião, o Exército, Aeronáutica e a Marinha estarão desenvolvendo ações de conscientização em vários bairros de Natal, assim como nos municípios de Caicó e Parnamirim. Aqui no Rio Grande do Norte, cerca de 5.200 militares estarão envolvidos nessas atividades.

A reunião de hoje tinha como objetivo principal agregar voluntários de diversas entidades e da sociedade civil organizada para o Dia “D”, bem como, integrar todas as ações que serão realizadas. Já no dia 11 de fevereiro, as instituições envolvidas na mobilização definirão as diretrizes para o sábado, (13).

A Secretária-chefe do Gabinete Civil destacou que o encontro também tinha como foco “destacar a importância da conscientização de cada um, individualmente, no enfrentamento ao mosquito, porque não há, com essa realidade, reserva de atribuições; todas as pessoas são responsáveis”.

Além da Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, estavam presentes o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, o secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, representantes da Defesa Civil, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Escoteiros, Igrejas e Cruz Vermelha.

Coordenado pelo Gabinete Civil, por meio da Defesa Civil Estadual, o primeiro "Dia D", realizado no Bairro Planalto, contou com cerca de 450 voluntários, distribui 12 mil panfletos e atingiu 6 mil residências, alertando a população sobre os riscos das doenças e as consequentes formas de combate para que o mosquito não se desenvolva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário