Maurício Ferreira

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apagão atinge os nove estados do Nordeste, além de áreas de Tocantins, Pará e DF



Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país desde o final da noite de quinta-feira (25) e início da madrugada desta sexta (26). Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional o problema pode ter sido causado por um incêndio em um equipamento entre duas subestações de energia.

Foram atingidos os estados da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Alagoas, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe, além de parte do Pará, de Tocantins e do Distrito Federal. Este foi o quarto apagão registrado somente no segundo semestre deste ano e o segundo nos últimos 35 dias.

Segundo o ONS, o apagão começou por volta de 00h15, horário de Brasília, e a energia começou a ser restabelecida aos poucos à 1h, mas houve estados onde o fornecimento só voltou ao normal três horas depois. Em alguns estados a população ficou sem energia por até quatro horas.

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) informou que a interrupção de energia afetou todos os 167 municípios potiguares. Segundo a Cosern no estado a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 (horário local), da quinta-feira (25). No Rio Grande do Norte, o ONS autorizou a recomposição gradativa das cargas por volta das 2h45 desta sexta-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário