Maurício Ferreira

sábado, 6 de outubro de 2012

TSE afirma que apuração dos votos deve acabar até as 22h de domingo


O secretário-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Henrique Perpétuo Braga, informou nesta sexta-feira (5) que o resultado da eleição municipal deve ocorrer até as 22h de domingo (7).

O início da votação em todo o país, exceto em Brasília, onde não há eleição para prefeito, está marcado para ocorrer a partir das 8h. As urnas deverão ser fechadas às 17h.

A divulgação dos votos deverá ter início às 17h, horário de Brasília. Segundo o secretário do TSE, uma hora depois 90% das urnas já deverão ter sido apuradas.

"Os Tribunais Regionais Eleitorais vão divulgar e o TSE também o fará. Nessas eleições municipais, por ter uma capilaridade maior, os TREs chamam para si essa responsabilidade. Os dados contidos nos regionais estarão municiando o banco de dados do TSE", disse Braga.

De acordo com levantamento do TSE, 6.454 recursos contra registro de candidatura foram apresentados ao tribunal.
Desse total, 2.830 se referem a questões relacionadas com a Lei da Ficha Limpa. Até a última sessão da Corte, realizada nessa quinta-feira (4), foram julgados apenas 2.909, sendo que 678 referentes a recursos da Ficha Limpa.

Entre aqueles que tiveram o registro de candidatura negado ontem pelo tribunal, está o ex-governador de Alagoas e candidato à prefeitura de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT). No dia da votação, no entanto, o nome dele deverá permanecer na urna mas os votos não serão contabilizados.

Segundo a advogada do candidato, Gabriela Rollemberg, ainda está em estudo a possibilidade de se recorrer da decisão ao STF (Supremo Tribunal Federal). "Até domingo devemos ter uma definição", disse Rollemberg.

A expectativa do TSE é que até o dia da diplomação dos vencedores da disputa do pleito, prevista para ocorrer no próximo dia 19 de dezembro, todos os recursos sejam julgados.

Até dezembro, no entanto, deverá se juntar na fila de processos dezenas de recursos apresentados pelos candidatos referentes a compra de votos e/ou abuso de poder econômico e político.

REFORÇO
Para o secretário-geral, a quantidade de tropas federais enviadas aos municípios está dentro da normalidade.

"Estatisticamente estamos mantendo a mesma proporção de 2008. Está dentro de uma normalidade. O TSE tem um cuidado de somente deferir essas forças federais quando os governadores reconhecem que é preciso uma força complementar em determinada localidade", afirmou Braga.

Os ministros do TSE autorizaram ontem o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições para mais 127 municípios. Com a autorização, 395 cidades em todo o Brasil contarão com o reforço no próximo domingo.

*Informações do Jornal Gazeta do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário