Maurício Ferreira

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dilma recebe proposta para abertura de cursos de graduação no RN

Um documento propondo uma expansão articulada do ensino da graduação das instituições públicas de ensino superior do estado foi entregue à presidenta Dilma Roussef, nesta segunda-feira, 3, após solenidade ocorrida na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
O material foi entregue pelos reitores Ângela Paiva Cruz (UFRN), José de Arimatea de Matos (UFERSA) e Milton Marques de Medeiros (UERN) e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN), representando o reitor Belchior de Oliveira.
Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o documento 
visa auxiliar as decisões do Governo Federal nas definições das ações de apoio à expansão do ensino da graduação de qualidade no estado do Rio Grande do Norte, previstas no Plano Nacional  de Educação (PNE). Ele faz uma reflexão sobre esse Plano e sobre as diretrizes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o ensino superior no país.
A proposta foi elaborada a partir de discussões com as instituições envolvidas em reuniões e seminários, tendo como base  os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs ) vigentes, planos de gestão e avaliações de cada instituição.
No caso da UFRN, todas as unidades  acadêmicas foram convidadas a analisar e propor expansões futuras, em curto, médio e longo prazo, a serem implementadas com o devido apoio do Governo Federal, com vistas à garantia  da qualidade acadêmica dos cursos a serem criados.
Segundo a reitora Ângela Paiva, o documento indica, para cada uma das Instituições de Ensino Superior (IES), o estágio em que se encontram nos seus processos de planejamento, observando-o, em cada caso, as dissonâncias processuais próprias e as singularidades institucionais.
Propondo uma articulação para evitar a duplicidade de esforços e dar racionalidade ao  projeto conjunto de expansão, o estudo sugere que sejam observadas as seguintes questões: a necessidade  de desenvolvimento socioeconômico e humano do Rio Grande do Norte e do Nordeste; as demandas sociais trazidas pelos atores – comunidade, movimentos sociais, associações empresariais e profissionais, prefeituras e parlamentares;  avaliações de seus  cursos de graduação realizadas pelo Ministério da Educação e Comissões Própria de Avaliação (CPAs), entre outros.
Dentre os princípios listados no documento, destacam-se a ênfase no processo de interiorização do ensino superior, com vista a ampliá-lo e consolidá-lo e a articulação das necessidades locais e regionais  de desenvolvimento sustentável.

*Da Assessoria da UFRN via Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário