Maurício Ferreira

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Guias de turismo vão discutir Cultura, Diversidade e Acessibilidade


Congresso nacional da categoria, em São Luis (MA), vai abordar atendimento aos diferentes públicos como LGBT, terceira idade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A partir dessa quarta-feira (25), centenas de guias profissionais vão se encontrar em São Luís (MA), para o 36º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo. O evento, que vai até o dia 29, conta com o apoio do Ministério do Turismo, que terá um estande para orientar os profissionais do ramo sobre políticas voltadas à categoria e expor iniciativas de acessibilidade na área.
“A crescente oferta de atrativos e destinos turísticos, cada vez mais variados, têm ampliado o mercado para os guias e exigido mais qualificação profissional. Por isso, é fundamental que o grupo se reúna e discuta as melhores práticas e oportunidades para o segmento”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. “A marca de um destino, em parte, depende do trabalho desenvolvido pelos guias de turismo que ajudam na consolidação da imagem local”, completou Alves.
O Ministério do Turismo trabalha pela valorização dos guias profissionais, essenciais para o bom atendimento aos viajantes. A presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Irma Karla, reconheceu o envolvimento da Pasta. Para ela, o apoio do Ministério do Turismo aos guias é fundamental para o trabalho em harmonia.
SOBRE A PROFISSÃO - A valorização do guia de turismo, profissão regulamentada desde 1993, tem contado com o permanente apoio do MTUr, que orienta os viajantes a contratarem somente profissionais cadastrados na Pasta. Os mais de 13 mil guias registrados no Cadastur cumprem várias exigências, como a realização de curso de formação profissional e a apresentação do crachá emitido pelo MTur. O Cadastur permite acessar dados sobre os profissionais guias por estados, língua e especialização, entre outros detalhes. Para consultar essas informações, acesse www.cadastur.turismo.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário