Maurício Ferreira

terça-feira, 10 de maio de 2016

Idosos do CIADE recebem doação de material para prática de atividades lúdicas


Projeto desenvolvido pela vereadora Eleika visa promover o bem estar e a melhoria das funções cognitivas

Contribuir para a memória, concentração e coordenação motora, além de promover o bem estar individual e grupal dos idosos que residem nas Instituições de Longa Permanência em Natal. Estes são os principais objetivos do projeto ‘Pintando o Sete na Terceira Idade’, desenvolvido pela vereadora Professora Eleika Bezerra, e que chega à sua quinta edição beneficiando o Centro Integrado de Assistência Social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (CIADE), localizado no Planalto.
Lançado em maio de 2015, o ‘Pintando o Sete na Terceira Idade’ visa valorizar a prática de atividades lúdicas no cotidiano dos idosos e prevê doações, por meio do salário da parlamentar, de jogos educativos que visam o desenvolvimento e a melhoria de funções psicomotoras como concentração, memória e coordenação. O projeto abrange seis ILPIs de Natal, sendo o CIADE a instituição beneficiada nesta etapa. A entrega da doação composta por 44 unidades de jogos foi realizada na manhã desta terça-feira (10), na própria instituição que atende atualmente 20 idosas.
Na ocasião do lançamento, o Instituto Juvino Barreto foi o primeiro a ser beneficiada. Em outubro, foi a vez do Lar da Vovozinha receber a doação, seguido pelo Lar do Ancião Evangélico, em fevereiro. Já o Espaço Solidário, em Mãe Luiza, recebeu as doações no último mês de março. A entrega do projeto na Associação Casa de Idosos Jesus Misericordioso, sexta instituição beneficiada, está prevista ainda para este mês de maio.
A vereadora Professora Eleika destaca a importância do projeto. “Este material proporciona horas mais agradáveis a estes idosos, sendo uma pequena contribuição, mas bastante significativa. Imaginem o que é para eles ter com o que se distrair e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria das funções cognitivas e ainda interagir com os demais. Aproveito a ocasião para lembrar ao poder público que a população idosa do nosso País tem aumentado de forma significativa e que, por isso, é preciso uma maior atenção à esta parcela”, afirma a parlamentar, lembrando que seu mandato é dedicado, principalmente, às crianças e aos idosos.
O diretor do CIADE, Abel Moreno, elogiou a iniciativa. “Nós queremos agradecer imensamente à vereadora Professora Eleika por esta doação que chegou em hora mais do que apropriada. A nossa equipe estava com a pretensão de, em 15 dias, ampliar as nossas atividades lúdicas e este material veio justamente para nos possibilitar que isto seja possível. A partir destas atividades, nós temos a oportunidade de oferecer às nossas idosas outros momentos de lazer e de interação e tenho certeza que fará muito bem à elas. Iniciativas como esta mostram que realmente a Professora Eleika tem um mandato amigo do idoso”, pontua o diretor Abel Moreno, acrescentando que o espaço possui atualmente 20 idosas e 34 funcionários, o que resulta em uma folha de pagamento mensal média de R$ 45 mil, além dos R$ 3,8 mil per capita de custo por idosa.

O PROJETO
Lançado no mês de maio de 2015, o projeto vem sendo executado gradativamente, de modo que até meados de 2016, as seis ILPIs de Natal tenham sido contempladas, totalizando uma média de 270 idosos beneficiados. O Instituto Juvino Barreto e o Lar da Vovozinha foram beneficiados durante o ano de 2015. Neste ano de 2016 foi a vez do Lar do Ancião Evangélico e do Espaço Solidário receberam a doação, seguidos pelo Centro Integrado de Assistência Social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (CIADE) e, ainda neste mês, da Associação Casa de Idosos Jesus Misericordioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário