Maurício Ferreira

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governadora participa de reunião sobre Mais RN no Sebrae de Caicó


Os rumos da economia do Rio Grande do Norte foram discutidos na noite dessa terça-feira (3) durante reunião do Mais RN, projeto de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e de Negócios. A reunião foi realizada no Sebrae de Caicó e contou com as presenças da Governadora Rosalba Ciarlini, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, do prefeito de Caicó, Roberto Germano, além de representantes da Fiern, do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese).
O programa Mais RN é um ação da Fiern com execução da empresa Macroplan, desenvolvida com recursos de empresas privadas potiguares e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sebrae, Fecomercio/RN, Faern e Fetronor. Ao todo, serão realizadas mais cinco reuniões das oito previstas no cronograma.
A Governadora Rosalba Ciarlini comemorou a oportunidade de detalhar o projeto e enfatizou a importância do Mais RN para o desenvolvimento igualitário em todas as regiões do estado. “Estamos discutindo com empresários e também com a classe política para mostrar que é necessário fomentar o empreendedorismo, atrair investimentos e gerar empregos para os potiguares. O Mais RN reflete a ideia de pensar na ação como uma política do Governo, e não uma ação isolada e com efeito apenas de quatro anos”, comentou a Governadora enfatizando a necessidade de continuidade do projeto.
Para tanto, a chefe do Executivo Estadual lembrou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas no RN para alavancar a economia e citou que o sonhado distrito industrial de Caicó já está com a área desapropriada e todos os estudos, incluindo a topografia, concluídos na Sedec. Rosalba Ciarlini falou ainda sobre os distritos industriais de Goianinha e o de Monte Alegre, que já está com a área definida, e destacou o Pró-Sertão, programa lançado pelo Governo do RN em agosto deste ano com o objetivo de interiorizar a indústria têxtil do Rio Grande do Norte. O programa será responsável pela abertura de 360 unidades de facção e pela geração de 20.000 postos de trabalho até dezembro de 2018.
A Governadora comentou ainda outros investimentos que estão sendo ou serão realizados em Caicó como a construção da segunda adutora no município, que terá ordem de serviço expedida na próxima semana. A adutora garantirá o abastecimento de água em Caicó pelos próximos 20 anos. Outra ação que permitirá mais avanços para a região é o aeroporto da cidade, estrutura pronta, mas que aguarda a liberação da ANAC e Infraero para funcionar normalmente.
“São iniciativas como essa que permitirão ao Seridó se desenvolver com qualidade. Não basta apenas incentivarmos o empreendedorismo sem oferecer uma infraestrutura necessária para o crescimento econômico da cidade, por exemplo, quando o distrito industrial estiver devidamente instalado. Por isso pensamos em tudo para que as empresas possam se instalar e permanecer aqui, gerando emprego e renda na região”, observou a Governadora.
O secretário-adjunto da Sedec, Sílvio Torquato, destacou os benefícios que o Mais RN trarão para a economia potiguar e falou do surgimento do projeto. “Assim que o secretário Rogério Marinho e eu assumimos a Sedec, em julho do ano passado, a Governadora pediu que elaborássemos um projeto grande, que atendesse perfeitamente ao estado pelos próximos 20 anos. Nos unimos com parceiros importantes, levamos o assunto para as federações e entidades e hoje temos esse projeto ousado mas plenamente capaz de ser executado. Capitaneado pela Fiern com o apoio da Sedec, conseguimos desenvolver um projeto baseado na confiança das empresas privadas no Governo do RN”, disse.
O prefeito Roberto Germano declarou que o Mais RN significará uma nova etapa para o Seridó. “A nossa região, que teve um passado forte, precisa se recuperar politicamente e economicamente. Dessa forma, nada mais salutar do que uma união entre Governo e Fiern para proporcionar o desenvolvimento que nós tanto procuramos”, finalizou.

Mais RN
O Mais RN é um projeto de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Oportunidades de Investimentos e Negócios (2014 – 2034). A ação servirá de referência para a ação dos Governos e para a orientação dos investimentos no Rio Grande do Norte.
O projeto contempla encontros regionais que vão reunir os principais empreendedores e lideranças locais com o objetivo de identificar, discutir e propor ações e soluções para as principais oportunidades e gargalos dos diversos setores produtivos de cada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário