Maurício Ferreira

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini participa da 19ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento


O desenvolvimento da indústria norte-riograndense e suas potencialidades econômicas foram mais uma vez discutidas na 19ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento “Desafios e Oportunidades da Indústria”, projeto idealizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e pelo jornal Tribuna do Norte. A terceira e última edição de 2013 comemora ainda os 60 anos da Casa da Indústria e para isso convidou personalidades ilustres para discursar em sua abertura, como a Governadora Rosalba Ciarlini e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
Antes da solenidade oficial de abertura, políticos, empresários e autoridades locais e nacionais foram convidados a participar de um café da manhã especial, na Fiern. Além da chefe do Executivo Potiguar e do deputado Henrique Eduardo Alves, estavam presentes o ministro Garibaldi Alves Filho; a deputada federal, Fátima Bezerra; a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva; o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Robson de Andrade; o presidente da Fiern, Amaro Sales; o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz; o presidente do CTGás, Flávio Azevedo; o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FDCL), Marcelo Rosado; o prefeito de São Gonçalo do Amarante; Jaime Calado e o diretor administrativo da Tribuna do Norte.
A cerimônia foi aberta com o pronunciamento do presidente da Fiern, que propôs um pacto pelo RN, entre empresários e classe política. “Vamos produzir uma mudança de postura da sociedade e do empresariado, tornando-os mais cooperativos, empreendedores e inovadores, a fim de criar um amigável e estimulante ambiente de negócios. Esse pacto deve servir de bússola para os novos investidores e para os futuros governantes do nosso estado”, disse Amaro Sales.
Entre os presentes na solenidade de abertura estava ainda o ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior, Fernando Pimentel, convidado da primeira palestra do Seminário: “Brasil: as perspectivas para 2014”, iniciada logo após a solenidade de abertura.
Para o presidente da Câmara Federal, o RN é um estado de grandes potencialidades, e em seu discurso citou o sal, a mineração, energia eólica e os investimentos que estão sendo realizados para a abertura de novos mercados, como a construção do novo porto de Natal e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Henrique Eduardo Alves ainda afirmou que é preciso uma maior união da classe política potiguar e que somente por meio dessa união o Estado poderá crescer e se desenvolver. “Não queremos mais ser o estado das promessas, devemos fazer uma política mais amadurecida, mais racional para que as próximas gerações não passem pelas aflições que estamos passando”, pediu Alves.
A Governadora do RN apresentou dados importantes sobre a instalação de indústrias e a geração de empregos entre 2011 e 2013, de lá para cá, 17 novas fábricas se fixaram em solo potiguar, entre elas a Becker Cosméticos, em São José do Mipibu e a Mizu (cal para siderúrgica), em Baraúna. “Estamos oportunizando trabalho e renda no interior do estado, oferecendo incentivos fiscais para que novas indústrias venham para o Rio Grande do Norte. A medida que trocamos imposto por emprego estamos realizando um trabalho social e também econômico nessas regiões”, garantiu a chefe do Executivo Potiguar.
A programação do Seminário segue durante toda a manhã e também no período da tarde. A partir das 14h30, será realizado um talk show – “Histórias de Sucesso: como sair de uma micro a uma grande indústria”, com participação de Flávio Rocha, do grupo Guararapes; Antônio Leite Jales, da Sterbom; Francisco Vilmar Pereira, da Vipetro; Pedro Alcântara, do Grupo 3 Corações; e Antônio Thiago Gadelha Simas, da Candy Pop. O encerramento do evento está previsto para às 16h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário