Maurício Ferreira

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sorteio da Copa 2014: ministro do Esporte abre terceiro dia do evento


Desde a última segunda (02), a Costa do Sauípe, na Bahia, está recebendo o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Como sede dos jogos, o Rio Grande do Norte, por meio da Secopa/RN, está participando do evento cujo momento mais esperado virá na próxima sexta (06): o sorteio das seleções que jogarão em cada uma das cidades brasileiras. A ocasião será acompanhada de perto pela Governadora Rosalba Ciarlini e pelo secretário extraordinário da Copa, Demétrio Torres.

Na manhã de hoje, (04), terceiro dia do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concedeu coletiva de imprensa na qual ressaltou a importância de o Brasil sediar a Copa do Mundo, destacando principalmente o benefício que o mundial trouxe para o desenvolvimento do país, que vai além da maior festa do futebol do planeta.

“No Brasil, o futebol é muito mais que um esporte, faz parte da identidade da nação. Nosso país é a sétima economia do mundo, tem 200 milhões de habitantes. Recebemos essa copa num ambiente de festa e queremos também fazer dela não apenas uma festa esportiva, mas uma oportunidade de desenvolvimento, de melhoria da nossa infraestrutura, de redução das nossas desigualdades sociais e crescimento do nosso povo”.

Rebelo respondeu a perguntas de repórteres de todas as partes do mundo. Quando questionado se o Brasil estava confortável com a exposição negativa que vem recebendo da mídia internacional devido aos protestos e o acidente com o estádio do Corinthians, o ministro afirmou que o país jamais estará confortável com negatividade. “Fazemos tudo o que podemos para solucionar nossos problemas e temos confiança de que o Brasil tem muitas coisas positivas para mostrar”.

Em relação aos atrasos nas obras de estádios de Manaus, Curitiba e Cuiabá, Rebelo respondeu que é provável que possa haver algum atraso, mas o importante é que todos estarão prontos e em funcionamento dentro do prazo.

Ao responder perguntas sobre a insegurança que estrangeiros podem sentir nas ruas brasileiras, o ministro foi taxativo: “Um amigo meu foi assaltado na porta do hotel em Londres. A atriz brasileira Ruth Escobar foi assaltada em Paris. Lamentavelmente, a violência existe em qualquer lugar do mundo. Nós respondemos com a energia e os meios que estão ao nosso alcance”.

Ao longo do dia de hoje, serão realizadas reuniões e serão apresentados painéis sobre a realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil. As cidades sedes terão momento especial para apresentar suas potencialidades à imprensa internacional.

Amanhã (05), haverá um seminário das seleções que vão participar da Copa com as cidades-sedes, do qual participará um dos coordenadores da Secopa/RN, João Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário