Maurício Ferreira

terça-feira, 8 de julho de 2014

Vice-presidente do parlamento russo visita a Câmara na quarta-feira


O vice-presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Alexander Zhukov, visita o Congresso nesta quarta-feira (9). Ele estará acompanhado dos deputados Marat Bariev, vice-presidente da Comissão para Cultura Física, Esporte e Política da Juventude da Duma Estatal; e Mikhail Serdyuk, integrante da Comissão de Orçamento e Impostos do parlamento russo. Eles serão recebidos por parlamentares brasileiros no gabinete da presidência às 11H30. O objetivo é discutir ações para estreitar a cooperação entre os dois parlamentos e retribuir visita do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ao parlamento russo em 2013.
No ano passado, Henrique Alves e o presidente do parlamento russo, Sergey Naryshkin, assinaram protocolo de cooperação entre as duas instituições. A delegação de parlamentares brasileiros que esteve na Rússia discutiu ações para ampliar as relações bilaterais entre os dois países, especialmente nas áreas de cooperação agrícola, defesa e segurança.
O protocolo assinado no ano passado prevê a troca de informações sobre legislação, sistema eleitoral e práticas legislativas e estabelece a realização de encontros periódicos entre parlamentares dos dois Legislativos. O objetivo, segundo Henrique Alves, é estimular o intercâmbio entre as duas casas, inclusive no aprimoramento de técnicas legislativas.
Na visita de 2013, Henrique Alves disse que, desde a formalização do Brics (bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Brasil e Rússia têm ampliado suas relações bilaterais na economia, na política e na cultura.
Os parlamentares russos manifestaram interesse em temas como o novo Código Florestal brasileiro (lei 12.651/12); e a discussão sobre o novo Código de Mineração. A troca de experiências na organização e a segurança de grandes eventos, como a Copa do Mundo neste ano e os Jogos Olímpicos em 2016, também são objetos de interesse dos parlamentares russos. A Rússia sediará da Copa do Mundo de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário