Maurício Ferreira

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Serviço fone@RNP é disponibilizado nos 15 campi do IFRN


O Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) conta a partir de agora com o fone@RNP, serviço Voz sobre IP (VoIP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O IFRN, que agora passa a contar com os 15 campi conectados à telefonia IP, é o primeiro Instituto Federal da Região Nordeste com cobertura do serviço da RNP.
O serviço possibilita que todos os usuários das 117 instituições de ensino clientes do fone@RNP consigam se comunicar por voz (via telefone comum, telefone IP ou software) pela rede Ipê com a IFRN, trazendo grande de economia nas ligações interurbanas.
O feito é um marco importante para o projeto de expansão do serviço para os Institutos Federais, uma meta da RNP em 2012. “Agora, em 2012, a meta é estender o alcance do serviço para 121 pontos em Institutos Federais (IFs). Para atingir esse objetivo estamos capacitando os analistas de Tecnologia da Informação e Comunicação das instituições”, afirma o analista em Tecnologia da Informação e Comunicação da RNP, Alex Galhano.  Em breve, os Institutos Federais de Santa Catarina e Catarinense, Alagoas, Roraima e Mato Grosso também estarão conectados ao fone@RNP.
Sobre o fone@RNP
Resultado do primeiro GT (Grupo de Trabalho) da RNP, com início em 2002, o fone@RNP foi implantado em 2004. Ainda neste ano, a RNP lançou o projeto VoIP4All, que possibilitou a ampliação da capilaridade do serviço. Há dois anos a RNP lançou um sistema de apoio ao fone@RNP chamado Sistema de Estatísticas Nacionais, que compila a informação de chamadas telefônicas feitas através do serviço. O sistema é aberto ao público em geral e está disponível no endereço http://estatisticasfone.rnp.br/.
SOBRE A RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS) associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário