Maurício Ferreira

terça-feira, 14 de maio de 2013

Frota de veículos do RN chegará a um milhão


Uma unidade, mil unidades, um milhão de veículos. A frota de veículos no RN atingirá a marca simbólica de um milhão de unidades durante o período da Copa do Mundo 2014, evento que traz, além da perspectiva de avanços econômicos e sociais, progressos em termos de mobilidade urbana.
A estimativa é feita a partir de dados finais divulgados pelo Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN, que indicam um aumento na frota de 79.785 veículos em 2012, o que significa 19.946 por trimestre. Assim, se os próximos períodos mantiverem este desempenho, no final do mês de junho de 2014, portanto após a primeira fase do torneio, a quantidade de veículos no Estado romperá a barreira de um milhão.
Segundo Francinésia Brito de Lucena Azevedo, integrante da equipe de estatística do Órgão, essa projeção já havia sido apontada em um estudo realizado pelo Detran/RN em 2011. O que mais assusta é o aumento exponencial da quantidade de veículos novos no Estado: em menos de dez anos, a frota mais do que dobrou, passando de 407.356 veículos em 2005, para 884.239 no fim do ano passado.
“O número total atualmente é composto principalmente por automóveis, com 44,56% do total, e motocicletas e motonetas, com 40,12%. Em Natal, a maioria é de automóveis, 59,40%, seguida de motocicletas e motonetas, 23,60%. Já o interior tem um comportamento diverso, pois a maior parte da frota é composta por motocicletas e motonetas, 49,25%”, completou Francinésia. Em Natal, de 2011 para 2012, o índice de emplacamentos aumentou 46,8%. Já de 2005 para 2012, a quantidade de veículos cadastrados cresceu 75,54%.
Contudo, no primeiro trimestre deste ano, a tendência se inverteu, já que houve uma diminuição de 2,6% na quantidade de carros 0KM emplacados na capital e de 2,1% no interior, esses dados também são fruto do comparativo do 1º trimestre de 2012 com o 1º trimestre deste ano.
Já no Estado, foram 74.821 veículos novos emplacados no ano passado, um aumento de 2,55% quando comparado ao ano anterior. Nos últimos cinco anos, esse percentual é inferior apenas ao registrado em 2010, quando a variação foi positiva em 24,8%. Ao falar sobre os dados, o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, ressaltou a importância desse acompanhamento estatístico.
“Estes dados são interessantes para que o poder público norteie ações de ordenamento no trânsito e de mobilidade urbana. A desoneração fiscal e a facilidade no crédito provocaram este boom, não apenas no registro de veículos, mas também na quantidade de novos condutores, outro aspecto inclusive que nos preocupa”, colocou.

CNHs: expedição aumenta, quantidade de suspensões acompanha e preocupa

Esse é outro aspecto relevante nos dados divulgados pelo Detran/RN, que registrou em 2012 um aumento no número de habilitações expedidas de 15,98%. De um total de 170.543 expedições de CNHs, 26.407 foram de marinheiros de primeira viagem, condutores que estrearam no trânsito.
Por outro lado, a quantidade de carteiras de habilitação suspensas cresceu 146,5% de 2011 para 2012. “Esse é um dado que salta aos olhos, afinal significa que mais pessoas estão desrespeitando as leis de trânsito. Em um raciocínio rápido, elas estão com maior probabilidade de provocar um acidente”, destacou Willy Saldanha, acrescentando a preocupação do órgão em colocar nas vias apenas condutores aptos realmente a conduzir um carro.
O aumento no número de suspensões também foi resultado do incremento da quantidade de servidores no Órgão, fruto das nomeações realizadas em virtude do concurso público homologado no ano passado. “Muitos processos estavam parados, alguns sem julgamento. Começamos com os processos de 2008 e já estamos nos de 2012. Neste primeiro semestre, queremos tirar o resto atraso”, disse Canindé Alves, procurador-geral do Detran/RN.


*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário