Maurício Ferreira

segunda-feira, 6 de maio de 2013

MOSSORÓ - Plano de Enfrentamento à Seca prevê perfuração de 30 poços semiartesanais nas zonas urbana e rural

Medida objetiva amenizar os problemas causados pela seca
Medida objetiva amenizar os problemas causados pela seca

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Defesa Civil de Mossoró iniciaram o processo de perfuração de 30 poços semiartesanais que serão construídos nas zonas rural e urbana do município. A ação faz parte do Plano de Enfrentamento à Seca, e tem como objetivo amenizar os efeitos da seca nas 133 comunidades rurais da região. O programa deve beneficiar mais de duas mil famílias.
Segundo o subsecretário do Desenvolvimento Rural, Betinho Segundo, a expectativa é que a cada mês oito poços sejam perfurados. "O primeiro poço a ser perfurado foi na comunidade rural Bom Destino, este deverá beneficiar diretamente 81 famílias, além daquelas que vivem nas redondezas, que são mais de 400. Segundo informações da Defesa Civil, essa era uma das comunidades mais afetadas pela seca, tendo em vista que o poço que existia na região secou", explicou.
Após a perfuração do poço na comunidade rural de Bom Destino, a próxima região que deve ser beneficiada pelo serviço é a Terra Mossoró. 
"Em torno de cinco meses devemos ter finalizado as obras de perfuração de poços. Com as chuvas que aconteceram nos últimos dias alguns poços que estavam secos ou secando voltaram a ser abastecidos. Em visitas às comunidades rurais percebemos que as cisternas estão reabastecidas, os agricultores estão plantando, o gado novamente volta a ter alimento. Passamos de um período de estiagem prolongado, para pelo menos uma seca verde", destacou Betinho.
Serão destinados R$ 5 milhões para a perfuração de poços. O projeto prevê ainda a instalação de 30 dessalinizadores de água, recuperação de 50 poços artesianos e desobstrução de outros 40.

*Jornal O Mossororense

Nenhum comentário:

Postar um comentário