Maurício Ferreira

sábado, 30 de novembro de 2013

Escolas estaduais de Currais Novos ganham prêmio Itaú Social/Unicef


As escolas públicas de Currais Novos estão em festa. Na noite da última quinta-feira (28), quatro alunos das Escolas Estadual Tristão de Barros, Instituto Vivaldo Pereira e da Escola Municipal Humberto Gama ganharam a 10ª edição do prêmio Itaú-Unicef, na categoria micro porte. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório Ibirapuera, em São Paulo, e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini que foi apoiar os estudantes na final do prêmio disputado em nível nacional.
O projeto ganhador é a Rede Potiguar de Televisão (RPTV), única emissora de televisão do Brasil totalmente feita por crianças e adolescentes, levada ar ao no Canal 51 da grade da Sidys TV a Cabo. A iniciativa, promovida nas Escolas Estaduais pelo Centro de Documentação e Cultura Popular (CECOP), concorreu com outros 2,7 mil projetos de todo o Brasil. O projeto, que já havia recebido R$ 25 mil na etapa regional da premiação, acaba de ser contemplada com mais R$ 100 mil para dar continuidade aos trabalhos.
A governadora Rosalba Ciarlini parabenizou os alunos vencedores e ressaltou o incentivo que o Governo do Estado e a Secretaria de Educação têm dado para a participação das escolas da rede pública em premiações importantes como o Itaú-Unicef. “Esta premiação é mais uma prova de como a Educação do Rio Grande do Norte tem avançado nos últimos três anos. Este já é o terceiro prêmio nacional que conquistamos em 30 dias e tem um valor especial, pois o Unicef é a instituição mais séria na área de reconhecer ações como esta. Os nossos alunos vencedores, Bárbara, Lucas, Milena e Luis, estão de parabéns e com certeza servirão de exemplo para os outros estudantes da rede pública”, comemorou a governadora.
Feliz com a conquista dos estudantes do seu município, o prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, enfatizou a importância da parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. “Há algum tempo nem imaginávamos ganhar um prêmio tão importante e disputado como este. Mas com a atenção especial que o Governo do Estado tem dado às escolas da região do Seridó esse sonho se tornou realidade. Agora é continuar investindo na Educação porque muitos outros prêmios virão”, pontou o prefeito.
O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual e veicula diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção.
Na ocasião, Rosalba Ciarlini também lembrou as outras premiações conquistadas neste último mês. “A Escola Estadual Terezinha Carolino, em Jaçanã, foi premiada entre as melhores do Brasil em gestão. Além deste, o professor de Sociologia, Bruno Lima, das escolas estaduais Winston Churchill e Raimundo Soares, ambas em Natal, também ganhou o prêmio Professores do Brasil, que vai ser entregue em Brasília no dia 11”.
Durante a cerimônia, a chefe do Executivo Estadual esteve acompanhada do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, do secretário de Estado da Comunicação, Paulo Araújo, da diretora da 9a Dired, Ivania Torres, do diretor do projeto, Raimundo Melo, da coordenadora Ana Paula e dos quatro estudantes.
Também estiveram presentes à solenidade, o presidente do Itaú, Roberto Setubal, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, o ex-jogador Raí, a socióloga Maria Alice Setubal, além dos atores globais Beth Gofman e Dan Stubach.

O PRÊMIO
O Prêmio Itaú-Unicef é uma inciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e conta com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa é pioneira ao estimular experiências de educação integral no Brasil. Educação Integral: Crer e Fazer é o mote desta edição, que estimula a reflexão sobre ações educativas que transformaram a vida das comunidades. Em 2013, foram computadas 2.713 inscrições em todo o País. No estado do Rio Grande do Norte foram inscritos 39 projetos educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário