Maurício Ferreira

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Biblioteca escolar é tema de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura


A Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura reuniu, na tarde desta quarta-feira (20), bibliotecários e professores mediadores de leitura para discutir a importância da biblioteca escolar e os papéis destes profissionais na formação educacional dos alunos natalenses. A reunião foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Natal e mediada pelas vereadoras Professora Eleika Bezerra (PSDC) e Amanda Gurgel (PSTU).
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura, a Professora Eleika Bezerra ressaltou a necessidade de valorização dos profissionais envolvidos nas ações de incentivo à leitura. “É na infância que nós aprendemos a ler e, mais do que isso, a gostar de ler. Então, veja o papel que a escola tem nisso. É importante que haja um ‘casamento’ entre o mediador de leitura e o bibliotecário e indiscutível que lutemos para fazer cumprir uma legislação que já existe e prevê a obrigatoriedade de um profissional da biblioteca em cada unidade escolar, além da valorização do mediador”, explica a vereadora.
Neste sentido, a também vereadora e integrante da Frente Parlamentar, Amanda Gurgel, lembrou que o cargo de bibliotecário nem sequer existe na rede municipal de ensino de Natal. “Um dos encaminhamentos desta reunião foi pela criação deste cargo, uma vez que é importante que tenhamos uma estrutura ideal dentro das unidades de ensino voltadas para o compromisso e o estímulo da formação de leitores”, diz, lembrando que em pesquisa realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da CMN no ano de 2013 foi comprovado o déficit de bibliotecas e salas de leitura e a inadequação das já existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário