Maurício Ferreira

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TRT-RN: Participação Política do Magistrado no Governo do Judiciário é tema na I Semana Institucional


Desembargadores e juízes do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte participaram, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Hotel Imirá, em Natal, da programação da I Semana Institucional que acontece até a próxima sexta-feira (22).
As atividades do dia foram iniciadas com uma palestra ministrada pela desembargadora do TRT da 2ª Região (SP), Jucirema Marinha Godinho Gonçalves, com o tema: “Participação Política do Magistrado no Governo do Judiciário: Um Caminho para a Gestão Compartilhada”.
“Esse é um tema que deve mobilizar e interessar a magistrados tanto da 1ª quanto da 2ª instância. Nós precisamos conhecer o Tribunal por dentro e participar das decisões que irão refletir sobre o trabalho do jurisdicionado”, disse a desembargadora.
A mesa de debates foi presidida pelo desembargador Ricardo Espíndola Borges e teve como debatedor o juiz do trabalho Luciano Athayde Chaves, ambos do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte.
A palestra foi dividida em três momentos, sendo o primeiro sobre a mudança de foco do arcabouço jurídico do Estado e da administração pública, onde a desembargadora explicou a mudança do paradigma do modelo burocrático para o modelo gerencial, além de ressaltar as implicações dessa mudança na rotina do judiciário.
No segundo momento, Jucirema Marinha Godinho Gonçalves tratou de exemplificar o surgimento da nova gestão pública que segue os mesmo moldes do modelo de gestão empresarial, focado na satisfação do público.
Por último, a desembargadora engajou a discussão dos magistrados sobre a participação no processo de gestão política dentro dos Tribunais, além de exemplificar o que vem a ser a Gestão Compartilhada, que é um modelo de gestão onde todos os personagens que compõem o Tribunal devem colaborar ativamente do processo de gerenciamento.
O modelo apresentado é o mesmo aplicado no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, onde Jucirema Marinha Godinho Gonçalves é coordenadora do programa de gestão e estratégica.
Para o juiz Luciano Athayde Chaves “A participação dos juízes na política dos Tribunais ainda é muito incipiente. Deve haver um modelo de governança participativa e menos centralizado, que estimule a participação de juízes para que nós possamos nos acostumar com atos de gestão”, disse.
O desembargador Ricardo Espíndola Borges, parabenizou o trabalho da Escola Judicial do TRT-RN pelo desenvolvimento da I Semana Institucional, pois “discutir sobre trabalho com os membros que compõe o jurisdicionado é que traz crescimento”, concluiu.
Seguindo com a programação do evento, na tarde de hoje, haverá sessão de autógrafos com o vice-presidente e corregedor da 16ª Região, desembargador James Magno de Araújo Farias, que apresenta seu livro “A Toda Velocidade Possível”. Além disso, o desembargador vai ministrar palestra com o tema “Justiça do Trabalho na Pós-Modernidade: Perfil do Magistrado e Eficiência Jurisdicional”.
Na manhã desta quarta-feira (20), a desembargadora e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho Potiguar, Joseane Dantas dos Santos, preside painel com o tema “Processo eletrônico: novos aspectos teóricos ou mera aplicação dos Institutos da CLT em um novo ambiente”. Os painelistas serão os juízes do trabalho Lindinaldo Silva Marinho, do TRT da 13ª Região (PB), e José Hortêncio Ribeiro Júnior, do TRT da 23ª Região (MT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário