Maurício Ferreira

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Em parceria com Sebrae, Fundac implanta linha de produção de dedoches no Ceduc Padre João Maria


A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), em parceria com o Sebrae/RN, implantou na unidade do Ceduc Padre João Maria, dentro do Projeto de Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae/RN, uma linha de produção de dedoches baseados nos personagens do folclorista Câmara Cascudo. Os produtos são confeccionados pelas adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa na unidade.

Dedoches são fantoches utilizados nos dedos que podem ser usados para contar histórias e fazer teatro infantil. As jovens do Ceduc Padre João Maria têm encontros todas as segundas-feiras com a instrutora do Sebrae/RN, Alexsandra Ferreira, e nas quintas e sextas-feiras com a educadora da Fundac, Josélia Matias.

Nesses encontros, além de confeccionar os dedoches, as adolescentes aprendem sobre a importância cultural do folclore no Brasil e no mundo e recebem dicas e exemplos de como o empreendedorismo pode mudar a vida das pessoas.

O material que está sendo produzido pelas adolescentes fazia parte de uma linha de produção da Penitenciária Feminina Dr. João Chaves e foi transferido para ser feito exclusivamente pelas educandas do Ceduc Padre João Maria.

Os dedoches serão vendidos nos eventos promovidos pelo Sebrae/RN e para a rede de parceiros, como escolas, livrarias e lojas. Eles serão comercializados junto com o livro “O Imaginário de Câmara Cascudo – Lendas do Folclore Brasileiro”, que conta a história dos personagens que são confeccionados pelas jovens.

A intenção, ao trazer essa linha de produção de dedoches para o Ceduc Padre João Maria, é fazer com que as adolescentes se interessem em tornar-se microempreendedoras individuais, para que com o fim do cumprimento da medida socioeducativa elas saiam da unidade já com uma fonte de rentabilidade. Outro ponto trabalhado nesta parceria é a cultura, apresentando para as jovens um pouco do folclore brasileiro e mostrando quem foi o folclorista Câmara Cascudo.

“Quando foi pensado nesse projeto para as adolescentes do Ceduc, o Sebrae pensou em todo esse sistema. Trabalhamos a autoestima das jovens, apresentamos aspectos do folclore brasileiro e sociabilizamos elas nesse meio do empreendedorismo, pensando no futuro delas quando saírem da unidade”, disse a instrutora do Sebrae/RN, Alexsandra Ferreira.

O Projeto de Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae/RN trabalha com jovens que estão em vulnerabilidade social. Essa parceria com o Sebrae/RN objetiva trabalhar a inclusão social das jovens através da cultura empreendedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário