Maurício Ferreira

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Governadora recebe delegação potiguar que participou das Paralimpíadas Escolares 2014


No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Governadora Rosalba Ciarlini recebeu a delegação potiguar que participou das Paralimpíadas Escolares 2014, realizada em São Paulo, entre os dias 24 e 29 de novembro. Estavam presentes o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Joacy Batos, o Secretário Estadual Adjunto, Rommel Rodrigues, o Chefe da Delegação, Ecildo Oliveira, o representante da Sociedade de Amigos dos Deficientes (SADEF), Técio Barreto,o Presidente da Associação Paradesportiva do Rio Grande do Norte, Matheus Dantas, a Diretora de Esporte da Fundação Miriam da Câmara Leite, Wilma Fakart, o Presidente do Clube de Basquete Paraolímpico American Tigres, Eduardo Gomes, e familiares dos paratletas.
O Rio Grande do Norte conquistou 25 medalhas durante a competição, sendo 11 de ouro, 8 de prata e 6 de bronze, nas modalidades de atletismo, judô, natação e bocha. A competição reuniu cerca de 600 atletas de 24 Estados. “Levamos 23 atletas para competição e trouxemos o 8º lugar na classificação geral, um ótimo resultado que demonstra a capacidade dessa equipe”, disse o Chefe de Delegação, Ecildo Oliveira.
Entre os destaques da delegação está a velocista Thalita Simplício que ganhou 3 medalhas de ouro nas categorias 100m rasos (T), 400M rasos (T11) e salto em distância (F11). Essa foi a terceira vez que a atleta, de 17 anos, participou das Paralimpíadas Escolares. Segundo ela esse é o resultado de muito treino. “As Paralimpíadas Escolares é onde vários atletas são descobertos e que serve de experiência para nosso futuro, então trazer bons resultados é muito gratificante, além de perceber que novas modalidades estão surgindo aqui no Estado, pois antes tínhamos apenas o atletismo e a natação”, disse.
O atletismo também foi medalha de ouro com Ricardo Wagner nos 100m rasos, no salto em distância e bronze nos 400m rasos; ouro com Gleivson Luiz no lançamento de dardo e prata nos 100m rasos; e prata com Jhennyfa Lavinia no salto em distância. No judô, a atleta Rosicleide Silva conquistou o bronze (categoria 52kg) e o atleta Pablo Bruno conquistou a prata (categoria 73kg). Para a natação foram 13 medalhas. E na bocha, Ingryd Xavier foi campeão na categoria BC3
A Governadora Rosalba Ciarlini falou sobre o orgulho de receber os atletas e parabenizou a todos. “Esse momento é a comprovação de que a união leva aos melhores resultados, reunimos o talento dos nossos paratletas, a sensibilidade do nosso Governo, a dedicação dos técnicos e o apoio incondicional dos familiares, agora estamos comemorando o desempenho maravilhoso; vocês são exemplos e inspirações para todos nós, parabéns a todos”, declarou.
Durante o encontro com a Governadora os dirigentes de clubes e associações deram depoimentos sobre a atual situação do esporte para pessoas com deficiência no Estado. O Presidente da Associação de Paradesportiva do Rio Grande do Norte (APARN), responsável pelo Clube de Bocha, Matheus Dantas, agradeceu ao trabalho realizado pelo Governo do RN. “Foi um excelente resultado e, além da dedicação dos atletas, técnicos e familiares, agradecemos a gestão da Governadora que apoiou e promoveu o crescimento do paradesporto. Hoje colhemos os frutos desse trabalho. E maior do que a medalha é a inclusão promovida por esse esforço. Em nome de todos agradeço e afirmo que agora Estado tem um marco no paradeportismo e se chama Governo Rosalba Ciarlini”, disse.
O Presidente do Clube de Basquete Paraolímpico American Tigres, Eduardo Gomes, cita o exemplo desta modalidade nos últimos quatro anos. “Criamos a equipe em 2010, em 2011 recebemos cadeiras adequadas para a pratica do esporte, nesse meio tempo saímos da 4ª divisão para a 1ª sempre com apoio do Estado, em nome dos atletas de basquete, agradeço”, revelou.
Segundo o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Joacy Bastos, o resultado das Paralimpídas e de outras competições coroam o trabalho realizado nos últimos anos, como a realização dos primeiros jogos paralímpicos escolares do Estado e a elaboração do Plano Estadual de Esportes. “A Governadora Rosalba Ciarlini valorizou o esporte, especialmente o paradesporto, podemos dizer que hoje o Rio Grande do Norte é vitorioso”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário