Maurício Ferreira

sábado, 20 de dezembro de 2014

Governadora entrega Centro Estadual de Educação Tecnológica de Ceará- Mirim


A Governadora Rosalba Ciarlini, ao lado das secretárias de Educação e da Infraestrutura, Betania Ramalho e Kátia Pinto, entregou na tarde desta sexta-feira (19) o segundo Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Na quarta-feira (17), já havia sido entregue a primeira das unidades em construção no Rio Grande do Norte, em Extremoz, também na região metropolitana da capital potiguar. O centro foi batizado em homenagem a Ruy Antunes Pereira, natural de Ceará-Mirim, proprietário de um dos mais conhecidos engenhos do RN, o Mucuripe, representado pela filha, Denise Gaspar. A Governadora foi recebida pela banda de música e pelo coral da cidade.
O valor geral da obra é de R$ 6.698.754,89 e beneficiará 1.500 alunos do ensino médio regular associado ao ensino técnico profissional, e oferecerá modalidades de cursos profissionalizantes de acordo com a vocação da cidade. Além de Extremoz e Ceará-Mirim, Natal (duas unidades), Parnamirim, São Gonçalo, Macaíba e Alto do Rodrigues também estão em construção.
Um dos diferenciais das novas escolas é seguir o mesmo padrão estrutural e arquitetônico. Cada unidade contará com 12 salas de aula, auditório para 200 pessoas, seis laboratórios, ginásio com vestiários e arquibancada para 500 pessoas, biblioteca, um teatro de arena, pavilhão administrativo com sala para professores e corpo diretor banheiros, cozinha, cantina, refeitório, área de convivência, estacionamento e guarita.
A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betania Ramalho, falou sobre a importância dos Centros Estaduais de Educação e ressaltou a parceria desenvolvida com o IFRN e Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar, Sescoop, Sebrae e Sest) para garantir o ensino em tempo integral aos estudantes. “Precisamos de professores em tempo integral e que o reconhecimento a eles ocorra em escala federal, assim como ocorre com os servidores do IFRN. É um apelo que fazemos para a nova gestão que assume o RN a partir de primeiro de janeiro”, solicitou Betania Ramalho, enfatizando o orgulho em fazer parte da equipe da Governadora Rosalba Ciarlini durante os quatro anos.
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, lembrou que acompanhou o surgimento de duas das maiores instituições de ensino do município e destacou os benefícios que serão colhidos no futuro. “Vi a gestação do IFRN e do Centro Estadual e não tenho dúvidas que eles irão fazer a diferença para a nossa cidade, que tem 72 mil habitantes, uma imensa área rural, e uma população jovem crescente que não tinha onde se qualificar”.
A Governadora Rosalba Ciarlini lembrou os esforços feitos durante quatro anos para moralizar e reconhecer a importância da educação para o avanço do Rio Grande do Norte, bem como enalteceu a escolha técnica para liderar uma das pastas mais importantes do estado. “Temos que reconhecer os avanços que tivemos nesses anos na educação, como o reajuste de 91.5% para os servidores, R$ 158 milhões investidos em reformas, construção ou ampliação de escolas, mas, sobretudo, por termos escolhido Betania Ramalho, e o seu corpo técnico, e por ter dado carta branca para ela trabalhar e poder tornar prédios como esse uma realidade que estava praticamente perdida”, declarou a Governadora ao lembrar que o RN esteve perto de perder os recursos para a construção dos Centros pelo não pedido de prorrogação dos contratos da antiga gestão.
“Betania Ramalho teve de ir 17 vezes a Brasília para solucionar esse problema e impedir que o estado perdesse mais um investimento na educação. Os Centros, inclusive, foram um projeto apresentado por mim enquanto era senadora da República, e quando assumi o Governo vigente ainda não havia começado, mesmo com os recursos já garantidos. Para reverter isso, trabalhamos muito em todas as áreas durante os quatro anos para deixar o nosso estado melhor do que encontramos quando assumimos”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário