Maurício Ferreira

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Obras de mobilidade urbana da BR-101 têm ordem de início assinada em Natal


A Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participaram no final da tarde desta segunda-feira (29) da cerimônia de assinatura da ordem de início das obras contempladas pelo lote 1 para a BR-101. A solenidade foi realizada na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Natal, e contou ainda com as presenças do secretário de Gestão de Programas de Transporte do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza; do superintendente Regional do DNIT, Walter Fernandes, e do diretor Geral substituto do DNIT, Tarcísio de Freitas. A obra está orçada em R$ 150 milhões e inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

As obras remanescentes incluem a elaboração de projeto básico, projetos executivo de engenharia e complementares de adequação de capacidade, melhoramentos, segurança de tráfego, eliminação de pontos críticos, ampliação de vias marginais e construção de obras de arte especiais e passarelas da BR-101; subtrecho: entroncamento da RN-063 (Ponta Negra) – Entroncamento da RN-313 (em direção a Pium).

No trecho de 13,2 km serão erguidos seis viadutos distribuídos em Neópolis, próximos às avenidas Abel Cabral e Maria Lacerda (Nova Parnamirim), em Emaús, no acesso ao conjunto Cohabinal (Parnamirim) e no acesso a Pium. Haverá ainda um acesso subterrâneo na avenida Maria Lacerda, que encerrará o gargalo no trânsito entre Natal e Parnamirim nos dois sentidos, e garantirá maior fluidez e segurança para condutores e pedestres. No trecho, ainda serão distribuídas cinco passarelas.

Segundo Walter Fonseca, as obras que beneficiarão também Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, ambas na região metropolitana de Natal, são a solução para um dos maiores problemas da mobilidade urbana na Grande Natal. “Essa é um obra bastante esperada por todos os que trafegam por aquele trecho, que já não suporta mais o trânsito intenso em um das regiões que concentram o maior fluxo de veículos”, disse.

A Governadora Rosalba Ciarlini agradeceu ao empenho conjunto da bancada potiguar da Câmara dos Deputados, DNIT e Ministério dos Transportes por destravar uma das mais relevantes obras de mobilidade urbana do Rio Grande do Norte. “Lembro dessa obra e das cobranças que fazia quando ainda era senadora; lembro das cobranças da bancada federal, e, sobretudo, de quanta vezes busquei em Brasília caminhos para destravar elas. Mas hoje chegou o dia de assinarmos esse lote que é sinal da união do RN em busca do que é melhor para o nosso estado”, declarou.

O titular dos Transportes no âmbito federal também comentou a importância das obras na BR-101 para o RN, mas também destacou as demais ações realizadas no RN. “Tivemos, ao longo de hoje, a honra de cumprir uma agenda muito positiva para o estado, entregando obras essenciais e anunciando a ordem para que outras possam ser construídas. Quero deixar registrado que obras como essas são resultado de uma ação atuante e muito presente da Governadora, e do esforço e união da bancada federal do RN, dos servidores do DNIT e do Ministério dos Transportes.”, destacou Paulo Sérgio Passos.

Participaram ainda da cerimônia no DNIT o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; a deputada federal e senadora diplomada, Fátima Bezerra; o deputado Federal João Maia; a deputada federal diplomada, Zenaide Maia; o deputado estadual Nélter Queiroz; os prefeitos de Macaíba, Fernando Cunha Lima; de Parnamirim, Maurício Marques; e de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, além de vereadores dos municípios.

Inaugurações de obra

Pela manhã e à tarde, a Chefe do Executivo Estadual esteve ao lado do ministro dos Transportes para inaugurar o trecho de 74 km da BR-110 entre Campo Grande - Mossoró, e o trecho de 81,5 km da BR-226 entre Patu e Pau dos Ferros, uma via esperada há pelo menos 50 anos. As obras tiveram investimento de R$ 180 milhões. Na ocasião, o ministro Paulo Sérgio Passos também anunciou que foi concluída a licitação da Estrada do Cajueiro, a BR-437.

As obras fazem parte, lembrou a Governadora, de solicitações encaminhadas ao Ministério dos Transportes em 2011 que contemplavam ainda a duplicação da BR-304 (Reta Tabajara), a BR-401 (Litorânea Via Mar) e a BR-401 (Contorno de Caicó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário