Maurício Ferreira

sexta-feira, 13 de maio de 2011

professores cruzam os braços em pau dos ferros!

ImprimirE-mail

O jornalista Jota Paiva explorou a greve dos professores da rede municipal de ensino de Pau dos Ferros e fez matéria para o jornal De Fato, edição desta sexta-feira.
De acordo com o texto, os professores da rede municipal de ensino decidiram paralisar as atividades no município, alegando falta de diálogo com a Prefeitura. A categoria reclama da falta de estrutura do setor, tanto no cumprimento dos planos salariais quanto na estrutura de trabalho. O movimento paredista foi deflagrado na noite de sexta-feira, 8, embora a Prefeitura só tenha sentido o impacto ontem.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais, a Prefeitura não paga o Piso Nacional dos Professores e está devendo um terço de férias de 2010 a vários profissionais. Também reclama que as creches funcionam em casas alugadas, o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA - Ensino Fundamental) não está sendo ofertado, mesmo sendo lei federal, e que a administração fechou dois turnos da Escola Severino Bezerra, que agora só funciona pela manhã.

O sindicato diz que há alguns meses vem tentando negociar com o prefeito Leonardo Rego, mas não está sendo atendido. A coordenação enfatiza que a greve é por tempo indeterminado, até que o Governo Municipal decida negociar concretamente as reivindicações apresentadas.

Secretária disse estar surpresa com o movimento grevista
Ontem, a secretária de Educação de Pau dos Ferros, Francisca Dantas de Lima Costa, professora Neta, disse ter se surpreendido com a falta dos professores nas escolas, sem ter recebido nenhum comunicado oficial da paralisação. "Formalmente não chegou nenhuma informação", esclarece.

Ela disse que no dia 5 último recebeu do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais uma correspondência que pedia explicações sobre os trâmites acerca do reajuste do Piso Nacional, sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e o terço de férias de 2010.

"Existe toda uma disposição, comunicada a toda categoria, de que o novo piso será implantado. O prefeito tem todo interesse de dialogar com os servidores", enfatiza a secretária.

A professora Neta disse também que o PCCR está sendo analisado pelo Município junto a sua assessoria jurídica e demais secretarias. De acordo com ela, a Prefeitura está chamando o representante do Sindicato para discutir as reivindicações na próxima terça-feira, às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário