Maurício Ferreira

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique Alves é eleito presidente da Câmara.



Há 42 anos na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Casa para o biênio 2013-2014. Ele substitui o deputado Marco Maia (PT-RS). Alves conseguiu 271 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) ficou em segundo lugar, com 165 votos. Rose de Freitas (PMDB-ES) ficou em terceiro, com 47. E Chico de Alecar (PSOL-RJ) teve 11. Foram 3 votos brancos. No total, votaram 497 deputados.  


Antes da votação, Alves discursou sobre suas propostas. Ele prometeu aprovar o Orçamento impositivo, distribuir as relatorias de projetos para os deputados de forma proporcional ao tamanhos das bancada e fazer mudanças nos veículos de comunicação da Câmara.


O peemedebista prometeu ainda limpar a pauta de vetos do Parlamento, apesar de o presidente da Câmara não fazer parte da Mesa Diretora do Congresso. Sobre as denúncias contra ele veiculadas nas últimas semanas, o potiguar disse que “não há fogo que chamusque o alicerce" que construiu a vida inteira. 


Após a divulgação do resultado da eleição, Alves preferiu fazer um discurso mais emotivo. Falou sobre sua história de vida, a de sua família, seus 11 mandatos consecutivos e seis anos como líder do PMDB na Casa. O deputado disse que é do tempo que a Casa "se orgulhava de se abrir ao povo brasileiro, a comunhão de pensamentos e ideias". Mas também lembrou a luta contra a ditadura. "Eu vivi tudo isso. Mas vivi também tempos em que, hoje é fácil em arroubos se bancar o valentão e destemido. Sou de um tempo em que era preciso ter coragem para não sucumbir, ter coragem para resistir", afirmou.


O novo presidente disse ainda que "o parlamento não foi feito para enrolar". "Queremos fazer uma pauta propositiva. Este parlamento não foi feito para empurrar com a barriga. Foi feito para debater e decidir." Citando a relação com outros poderes, Alves afirmou que não faltará respeito ao Executivo e ao Judiciário. "Mas tanto um quanto outro não se esqueçam que aqui nesta Casa só tem parlamentar abençoado pelo voto popular." 
*Fonte: http://revistaepoca.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário