Maurício Ferreira

quinta-feira, 27 de março de 2014

Governadora participa da abertura do programa federal CAPACITASUAS


A aula inaugural do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (CAPACITASUAS), programa criado pelo Governo Federal e implantado pelo Governo do Estado nos municípios potiguares, aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira (26), na Escola de GoveRNo, e contou com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e de gestores, coordenadores e integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos diversos municípios do Rio Grande do Norte.
O Programa está dividido em duas etapas, com cursos ministrados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, que serão realizadas ao longo de todo o ano.

O CAPACITASUAS visa promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social que, pautada pela gestão da educação e do trabalho permanente, exige um novo perfil de um profissional ético e comprometido. “Com a implantação do programa em todos os municípios potiguares, teremos uma consolidação na identidade dos gestores do SUAS e poderemos oferecer à população norte-rio-grandense, programas, serviços e benefícios socioassistenciais com mais qualidade e conhecimentos técnicos”, explicou a titular da Sethas, Shirley Targino.

Para a chefe do Executivo Potiguar, os cursos vão conseguir promover o desenvolvimento da gestão do SUAS e contribuir para a melhoria do Sistema. “A realização desses cursos vai contribuir para tornar o nosso Rio Grande do Norte maior e melhor”, declarou a Governadora.

A primeira etapa CAPACITASUAS terá início no mês de maio com 1.560 vagas para profissionais dos 167 municípios, disponíveis em três cursos, sendo esses: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano “Brasil sem Miséria”; Atualização EM Indicadores Para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do Brasil sem Miséria e a Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS.

A segunda etapa será iniciada após a finalização da primeira e também atenderá todo o Estado. Os cursos oferecidos nas duas etapas serão executados em cinco pólos: Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros e terá carga horária de 40 horas.

Além da Governadora, a solenidade de abertura do Programa contou ainda com a presença da secretária de Assistência Social, Shirley Targino; do reitor da UERN, Pedro Fernandes, da coordenadora do SUAS-RN, Teresa Almeida; o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da consultora do MDS no Nordeste, Márcia Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário