Maurício Ferreira

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Radar meteorológico vai ser instalado no Rio Grande do Norte

Brasília (DF) - O Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias, apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o projeto de instalação, em Parnamirim, de um radar meteorológico para o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O equipamento vai funcionar na Base Aérea de Natal e deverá ser o primeiro de quatro novos equipamentos previstos para o Brasil.
O radar será instalado ainda este ano e vai ser operado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) do Comando da Aeronáutica. Também deverão ser instalados 26 pluviômetros automáticos, interligados ao sistema de monitoramento da Emparn, em 14 municípios potiguares: Assu , Alto do Rodrigues, Apodi, Canguaretama, Ceará-Mirim, Goianinha, Ipanguaçu, Jardim de Piranhas, João Câmara, Mossoró, Natal, Patu, Pendências e Várzea.
Henrique Alves reforçou a importância de informações climáticas mais precisas, tanto para o controle de desastres naturais, como secas e inundações, como para o fomento de atividades agrícolas. O deputado estadual Rogério Fernandes também participou da reunião e ressaltou a necessidade de um maior controle das informações sobre chuvas e estiagens no Rio Grande do Norte.
O projeto foi apresentado durante encontro com o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados. José de Arimatea de Matos, juntamente com o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, pleiteiam o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para instalação de um parque tecnológico no campus da Ufersa de Caraúbas, voltado para o fomento da ciência da informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário