Maurício Ferreira

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Fabrício Torquato realiza balanço das ações no combate aos efeitos da seca


Os trabalhos de enfrentamento aos efeitos da estiagem em Pau dos Ferros continuam de forma ininterrupta por parte da Administração Municipal, com a realização de diversas ações, algumas que tiveram início ainda no ano de 2013.
Em um balanço, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, apontou como uma dessas atividades, a realização da Operação Carro-pipa. A Prefeitura é responsável por custear, na cidade de Apodi, a água do poço onde os veículos são abastecidos. Através da Defesa Civil, é responsável por coordenar este programa, em parceria com o Exército.
Todas as escolas e creches do município foram equipadas com novos reservatórios que estão sendo abastecidos através de carros-pipa, com água de extrema qualidade, utilizadas para o consumo dos alunos e o preparo da merenda escolar.
Também custeado pelo município, vem acontecendo o abastecimento do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros. Este foi mais um compromisso assumido pelo Prefeito, Fabrício Torquato, visto que a água distribuída pela CAERN, não tinha condições de ser consumida pelos universitários.
Como forma de racionar o uso da água na cidade, a Prefeitura disponibilizou mais um caminhão pipa, que vem realizando a irrigação dos canteiros, praças e demais espaços verdes do município, com água retirada do Açude 25 de março, em Pau dos Ferros.
Recentemente, uma equipe de nove pessoas da Universidade Federal do RN, SEMARH e CAERN realizaram um estudo geológico com o intuito de localizar um possível lençol freático nas proximidades da barragem. Perfurou-se quase 70 metros, sendo diagnosticada a inviabilidade dessa área para o abastecimento, devido à ausência ou pouca quantidade de água disponível no lençol freático. O Poder Executivo Municipal também assumiu as despesas de alimentação e hospedagem de toda esta equipe, assim como o combustível usado pelas máquinas.
Na perfuração de poços, que acontece em parceria com a SEMARH, a gestão municipal tem assumido grande parcela dos custos de cada operação. Disponibiliza todo o combustível necessário aos carros e equipamentos, assim como a compra de ponta perfuratriz (bits), além dos custos de hospedagem e alimentação de toda a equipe envolvida na operação.
Mais de quarenta ações, entre perfuração, instalação de poços e dessalinizadores foram realizadas na zona rural do município, desde o ano passado.
Quanto ao planejamento estratégico de poços na zona urbana, dos 14 poços planejados em vários bairros, oito já estão perfurados, a exemplo do poço da Praça Monsenhor Caminha, este com vazão de 2.200 litros/hora e água de qualidade para consumo humano. Dentro de quinze dias, serão instaladas as bombas nos poços já perfurados.
O Prefeito, Fabrício Torquato, ainda destacou que o trabalho não fica restrito apenas as ações imediatas. Segundo o gestor, já foi desenvolvido o plano de abastecimento por carro-pipa, também para a zona urbana, diante de um colapso no abastecimento, já quantificando o número de veículos e reservatórios necessários para o abastecimento.
“Esse plano já foi elaborado e entregue a Defesa Civil Estadual e ao Exército. Este trabalho contempla alternativas de abastecimento, caso a adutora de engate rápido, não chegue a Pau dos Ferros em tempo hábil”, esclareceu Fabrício.
E quando o assunto é adutora de engate-rápido, a Prefeitura já realizou diversas solicitações, sejam elas formais ou não, para que a realização desta obra possa acontecer.
“Já realizamos a entrega de dois documentos ao Governo do Estado e CAERN, cobrando agilidade nesta adutora, assim como semanalmente tenho mantido contato com a CAERN para saber a evolução deste trabalho”, apontou o Prefeito.
Ao encerrar esta prestação de contas, Fabrício esclareceu que é necessário que a população tome conhecimentos sobre as ações que o município tem realizado. “Não estamos inertes diante deste problema. São muitas ações, algumas delas de alto custo, no entanto, seguimos trabalhando”, esclareceu.
E ele ainda destacou que é imprescindível a participação de todos, sejam os órgãos públicos e sociedade civil, na busca pela implantação desta adutora de engate-rápido, assim como, de todos os pauferrenses, na busca pelo uso racional da água.




*Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário