Maurício Ferreira

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Obras do Sanear RN seguem em execução nos bairros da capital potiguar


A Governadora Rosalba Ciarlini segue visitando as obras do Programa Sanear/ RN, que estão sendo executadas em diversos bairros de Natal. Nesta manhã (11), acompanhada do diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Yuri Tasso, a chefe do Executivo Potiguar acompanhou o andamento dos serviços de esgotamento e saneamento em dois bairros de Natal.
Na primeira visita, no bairro das Quintas, Rosalba Ciarlini conferiu a construção de três lagoas de captação. O novo serviço de engenharia vai permitir que os efluentes que já são recolhidos por meio das caixas coletoras deixem de ser enviados para o rio Potengi e passem a ser destinados a Estação de Tratamento do Baldo. O projeto terá um benefício ambiental e contribuirá para a diminuição de doenças e de mosquitos na comunidade. “Esse é um projeto mais ambiental, é um projeto de saneamento que visa a saúde da comunidade local. O esgoto dessa região está 100% ligado, mas agora o processo de disposição dos efluentes será modificado para melhorar e garantir a qualidade de vida da população”, pontuou Rosalba Ciarlini.
A Governadora conversou com os moradores do local, e explicou as mudanças que serão feitas a partir das intervenções. “O esgoto da região passará a ser biologicamente tratado na Estação do Baldo. Não será mais jogado ao ar livre como acontecia antes”, disse a Governadora a Francisca das Chagas, moradora do bairro há mais de 40 anos.
Seguindo a agenda de visitas do Sanear/ RN, a chefe do Executivo Potiguar foi até o bairro de Pirangi e conferiu a execução da obra que há cinco anos estava paralisada.
Segundo Yuri Tasso, o Governo agora executa as obras de esgotamento, construindo as bombas e as caixas coletoras para que os moradores possam fazer a ligação do esgotamento sanitário. “Ampliamos a lagoa de Ponta Negra para que ela pudesse receber os efluentes aqui desse bairro, que no futuro serão destinados a Estação de Tratamento do Guarapes”, afirmou o diretor-presidente da Caern.
Os serviços do Sanear/ RN vão contemplar todos os bairros de Natal que ainda não possuem saneamento, a expectativa para quando todos os projetos estiverem em execução é que sejam gerados cerca de 1.500 empregos diretos. O aumento da demanda de serviços de esgotamento também gera uma perspectiva de aumento no quadro do efetivo da Caern. Atualmente, em Natal, estão empregados aproximadamente 500 trabalhadores.

*Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário