Maurício Ferreira

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Fundac discute segurança nas unidades de atendimento


A diretoria técnica da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN) se reuniu nessa terça-feira (07) com diretores e vice-diretores das unidades de atendimento da Fundação e com representantes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para discutir questões de segurança nas unidades.

A Fundac está em um processo de elaboração dos documentos de referência da Instituição, que serão utilizados para nortear as ações do Órgão. Entre esses documentos está o Manual de Segurança na Socioeducação. O Manual apresenta normas e procedimentos básicos de segurança nas unidades da Fundação que visam propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades escolares, profissionalizantes, sociais, culturais, esportivas, recreativas, bem como das demais atividades.

Para a diretora técnica da Fundac, Tomázia Isabel Araújo, a participação da Polícia Militar no processo de padronização das normas e procedimentos de segurança das unidades da Fundac é fundamental. “Estamos elaborando a Proposta Pedagógica nas unidades da Fundac e tudo passa pela questão da segurança, então essa participação da Polícia Militar é fundamental. Precisamos trabalhar juntos para conciliar e definir a responsabilidade da Fundac e da PM nesse processo”.

O tenente coronel da PM/RN, Lenildo Melo de Sena, propôs que seja trabalhado mais a capacitação, tanto dos servidores como dos policiais que trabalham com o sistema socioeducativo. ”Os servidores e os policiais precisam estar preparados para lidar com os adolescentes em conflitos com a lei”.

Para o capitão do Batalhão da Polícia de Choque da PM/RN, Joffrey de Albuquerque Galvão, padronizar as normas de segurança só traz benefícios para a Instituição. “É necessário sistematizar o processo de segurança nas unidades para evitar transtornos e organizar a casa”.

Hoje, a Polícia Militar atua nas unidades de atendimento com a escolta policial dos adolescentes, a segurança externa e a intervenção na segurança interna, caso haja necessidade.

O tenente coronel Lenildo disse que cada unidade de atendimento da Fundac será analisada para que seja definida uma padronização na segurança. “Vamos sentar e estudar a questão da segurança nos moldes da Legislação e propor uma metodologia de trabalho padronizada dentro da realidade de cada unidade”.

“Esse vai ser um desafio que vamos construir junto com a Polícia Militar e com certeza vai ser um processo de grande aprendizado para todos”, concluiu Tomázia Isabel.

Também participaram da reunião o Capitão do Comando da Companhia Independente de Guarda da PM/RN, Carlos Alberto da Silva, e os coordenadores da Fundac, Pedro Augusto de Paiva Neto (CPPE) e Washington Lima (CAI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário