Maurício Ferreira

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Obras da duplicação da RN 013 devem ser concluídas em 12 meses


R$ 39 milhões serão investidos na duplicação; com as obras, o trecho da RN ficará com dez metros de largura de asfalto
Wilson Moreno
Trabalhos estão concentrados próximo à rotatória
As obras de duplicação da RN 013 foram iniciadas e estão em fase de terraplanagem e alargamento dos bueiros. Os trabalhos irão abranger um total de 28 km de extensão, partindo do trecho da giratória próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal até a cidade de Tibau, conforme informou Nilton Rego, engenheiro responsável pelo Distrito de Mossoró no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Segundo ele, serão investidos R$ 39 milhões na realização da obra e a previsão de conclusão é de 12 meses. Com a duplicação, o trecho da RN ficará com dez metros de largura de asfalto, sendo que cada sentido contará com duas pistas de rolamento com 3,50m e um acostamento de 2m. Já o canteiro central medirá 3m.
As obras começaram, oficialmente, na sexta-feira passada, 27 de julho, com a atividade de supressão vegetal. Poucos dias após o início dos serviços os trabalhos estão em fase de terraplanagem e alargamento dos bueiros.
Os trabalhos estão concentrados na altura da gangorra – próximo à entrada de Grossos –. A intenção é de que, duas frentes de trabalham se desenvolvam, paralelamente, para que o prazo possa ser cumprido.
Cerca de 40 homens trabalham, atualmente, nos serviços. Porém, de acordo com Nilton Rego, a execução da obra requer, muito mais, a presença de máquinas do que de material humano, tendo em vista que esse tipo de serviço tem características diferentes da construção civil.
Ele informa que, até o momento, não foram encontradas dificuldades na execução dos trabalhos. “Até agora, está com tudo sob controle”, afirma. O tráfego também não deve sofrer grandes alterações. “O planejamento é para o tráfego fluir normalmente, com desvios em alguns trechos sinalizados”, comenta o engenheiro.
Para Nilton Rego, com a conclusão da obra haverá mudança nas questões do turismo, melhoria no escoamento da produção de sal e facilidade no deslocamento para Tibau. Ele também acredita que a obra vai facilitar a vida das pessoas que querem morar na cidade praiana, pela redução no tempo de locomoção.

*Gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário