Maurício Ferreira

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RN deve ser considerado área livre da aftosa

Avaliação foi apresentada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. 
Apesar de todas as dificuldades causadas pela seca, o Rio Grande do Norte está cumprindo as exigências do Governo Federal para ser considerado área livre da aftosa. A avaliação foi apresentada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, pela diretora substituta do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Denise Euclydes Mariano da Costa, na terça-feira, 7.
A médica veterinária elogiou a governadora Rosalba Ciarlini pelo avanço expressivo no cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério para incluir o RN na lista de Estados livres da aftosa. "O nosso pessoal ficou impressionado ao constatar os avanços na última auditoria que foi feita no Estado. Parabéns, Governadora", exaltou, adiantando que deverão ser feitas pequenas adequações para o quadro ser considerado amplamente positivo.
Contando que será elaborado um plano de ação, Denise Euclydes explica que o relatório final da fiscalização realizada recentemente no Estado deve sair na sexta-feira, 10. "Mas vocês tiveram muito sucesso", arremata, acreditando que dentro de pouco tempo, o Estado poderá entrar na coleta soro-epidemiológica.
"Na medida em que injetamos confiança na governadora, secretário e comunidade, mais confiança há no alcance desse objetivo", declara o ministro, aceitando convite para ver de perto o esforço do Governo, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca para o Rio Grande do Norte ser considerado área livre da aftosa.
O ministro garantiu que visitará o Estado, concordando com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, José Vieira, que uma boa oportunidade será a Festa do Boi, tradicionalmente realizada no Parque Aristófanes Fernandes. "É importante que o ministro vá durante a festa para que o gado possa transitar, sem qualquer suspeita", observa, acreditando em bons negócios durante a 50ª edição do evento que será realizada de 11 a 20 de outubro. "É uma boa oportunidade, sim", concordou o Ministro, esclarecendo que o RN cumpriu os critérios bem melhor do que outros lugares. "Diminuiu os riscos e depois que combatermos a aftosa, vamos trabalhar a peste suína", completa. A nova campanha acontecerá em todo o país.

*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário