Maurício Ferreira

terça-feira, 14 de agosto de 2012

RN supera meta do Ideb, mas ainda fica abaixo da média nacional


O Rio Grande do Norte cumpriu a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2011, porém, ainda ficou abaixo da média nacional. O indicador avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil. Os dados da última edição do Ideb foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. Em 2011, a meta para o Rio Grande do Norte era de 3,8 pontos e atingiu 4,3 pontos, um crescimento de 0,4 pontos em relação ao índice divulgado em 2009. A média nacional foi de 5 pontos, com Minas Gerais e Santa Catarina como os estados com maiores pontuações, de 5,9 e 5,8, respectivamente.

O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Se no primeiro ciclo do ensino fundamental o resultado dos estados foi satisfatório, nos anos finais sete unidades da Federação não atingiram as metas: Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mato Grosso, por outro lado, destaca-se por ter ultrapassado a meta em mais de 1 ponto.

Ensino médio

Enquanto a meta para a educação básica foi atingida, o Ideb ensino médio do Rio Grande do Norte não cresceu nada em relação a 2009. A meta estabelecida era de 3,2 pontos, mas se manteve em 3,1 pontos.

*informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário