Maurício Ferreira

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Começa mais uma temporada de voos livres na Serra do Lima, em Patu


Amantes do voo livre de todo o mundo estão aproveitando mais uma boa temporada de ventos no interior do Rio Grande do Norte. Em Patu, na região Oeste do estado, a Serra do Lima é um dos melhores locais do país para a prática do esporte. E lá, a quase 700 metros de altura, as aventuras pelo céu já começaram.

Segundo os praticantes do voo livre em Patu, os meses de outubro, novembro e dezembro são os melhores do ano. É nesta época de ventos fortes que aparece gente do mundo inteiro atrás de curtir essa aventura. São pelo menos 20 turistas desembarcando na cidade a cada semana. Um grupo, da França, trocou o frio do outono europeu pelo calor do sertão nordestino. Didier Vazy é o líder da turma. É a primeira vez que ele vem ao RN. “A paisagem é uma beleza, um prazer”, disse ele.

A novidade desta temporada de voo livre é que os ventos estão soprando para outras direções. E tudo isso por conta do Furacão Sandy, que passou pela costa leste dos EUA, mas que gerou consequências para os ventos brasileiros.

O recorde de voo livre conseguido por um parapentista, saindo da rampa de Patu, foi de 340 quilômetros. O índice foi alcançado em 2003 e, por 4 anos, foi o recorde mundial. A prática do voo livre exige cuidados. Para sair voando pelo sertão, os parapentistas usam matérias especiais e GPS. O aparelho é indispensável. É através dele que a equipe em terra localiza o ponto exato da parada da aventura.
 
*Blog do JP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário