Maurício Ferreira

domingo, 22 de janeiro de 2012

Tibau gasta quase 11 milhões de litros de água a mais em dezembro



O pequeno município de Tibau, com os seus 3.572 habitantes, segundo estimativa de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), torna-se um dos maiores consumidores de água do Rio Grande do Norte no período de dezembro a fevereiro. O "fenômeno" é motivado pela "mudança" de parte da população de Mossoró para a vizinha cidade-praia.
De acordo com dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), em meses "normais", a população de Tibau consome em torno de 18 milhões de litros de água. A partir de dezembro, quando o município começa a receber os mossoroenses, o volume cresce em torno de um terço. Foi o que aconteceu em dezembro de 2011, quando foram gastos 29,1 milhões de litros de água na cidade, 35% a mais que no mês anterior (18,2 milhões de litros).
A Caern observou que o crescimento de consumo neste período é normal e tende a ser ampliado nos meses de janeiro e fevereiro, auge do veraneio em Tibau.
Outros municípios da Costa Branca também ampliam o consumo de água.
Em Grossos, cidade não tão visitada quanto Tibau, o consumo saltou de 27,5 milhões de litros em novembro passado para 29,1 milhões de litros no mês seguinte. Um volume considerado razoável pela Caern, devido ao tamanho da cidade.
Por enquanto, em Tibau não há reclamações quanto ao fornecimento de água.
O oficial de justiça Carlos Antônio da Silva chegou ao município no final de dezembro, oriundo de Mossoró, e relatou que até o momento "não faltou água nas torneiras".
O secretário municipal da Tributação, Thiago Dutra, ratificou a mesma informação. "Não estamos tendo problema com o fornecimento de água nas residências", afirmou.
Por outro lado, em Grossos as reclamações são muitas, começando pela dona de casa Marinalva Rodrigues, da Rua Antônio Amâncio de Mendonça. Ela relatou que o abastecimento está sendo interrompido com freqüência, "e nos dias que chega água a vazão é reduzida".
O aposentado José Erimar da Silva acrescentou que falta água quase todos os dias. "O comentário na cidade (Grossos) é que a Caern está tirando a água daqui e mandando para Tibau", contou Erimar.
A Caern, através da assessoria de imprensa, garantiu que o volume fornecido não está sendo reduzido em nenhum dos municípios em que ela está presente. "Os números mostram o contrário, que está havendo um incremento no volume fornecido", defendeu a assessoria.
Nos 152 municípios atendidos pela Caern, o volume de água consumido pela população em dezembro registrou um aumento de 60 milhões de litros.

Comércio comemora crescimento em Tibau
Ruas sinalizadas e limpas, fornecimento de água e energia sem apresentar problemas são alguns dos pontos positivos do veraneio deste ano em Tibau.
A população e os veranistas em geral comemoram e, principalmente, os comerciantes, que estão vendo o crescimento dos negócios.
O comerciante José Wildemarq Medeiros da Silva confirma que as vendas estão melhores que no ano passado.
Wildemarq deixa Upanema - distante mais de 100km de Tibau - todo ano para ganhar um dinheiro durante o Verão em Tibau.
Neste ano, além da esposa e o filho pequeno, ele trouxe outras três pessoas para ajudar na barraca instalada na Praia das Emanuelas e na lanchonete localizada em frente ao local onde são realizados os principais shows do Verão. E, mesmo depois de quase trinta dias longe de casa, Wildemarq afirma que vale a pena. "É uma oportunidade que eu tenho para ganhar o dinheiro extra. Na minha cidade, a lanchonete só funciona no final de semana e em períodos de festas", explica o comerciante.
Desperdício é combatido pela Caern
A Caern garantiu que não tem a intenção de fazer a população consumir grandes volumes de água. E, para garantir que toda a população continue sendo abastecida, a Companhia vem realizando diversas campanhas educativas, além de investigar os locais com desvio de água. "O objetivo é ter um consumo consciente, já que a produção é a mesma e o consumo cresce bastante durante o fim de ano e veraneio", observou a assessoria da Caern.
A instalação de hidrômetros e a substituição da antiga tubulação também estão contribuindo para a economia de água.
Em 2011, a Companhia já instalou 33.323 novos medidores em residências e imóveis nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. "A substituição da antiga tubulação em cimento amianto por novos tubos de PVC diminui os vazamentos", destacou a Caern.
No ano passado, a Caern tratou 230,5 bilhões de litros de água, enquanto que o consumo mínimo mensal verificado foi de 8,5 bilhões de litros, alcançando o pico de 11 bilhões de litros em janeiro.
 
*Jornal de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário