As novas unidades são para Ceará-Mirim e Assu, segundo o secretário Domício Arruda. São 11 unidades que estão em projeto ou em construção.
A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) anunciou mais duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) para o RN. Os privilegiados são os municípios de Ceará-Mirim e Assu. São 11 unidades, ao todo, que estão em projeto ou em construção.
O Ministério da Saúde liberou a distribuição de 164 novas UPAs para todo o Brasil, através do segundo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II). De acordo com o secretário estadual de saúde, Domício Arruda, as duas novas UPAs vão atender, aproximadamente, 100 mil habitantes em cada município.
Atualmente, 4 unidades se encontram em construção nos municípios de Macaíba, Mossoró, Natal, localizada no bairro da Cidade da Esperança, e Parnamirim. Na capital, somente funciona uma unidade no bairro de Pajuçara, Zona Norte.
A UPA de Pajuçara foi inaugurada em 2010 e tem capacidade para mais de 300 atendimentos por dia. A unidade conta com uma equipe formada por 150 profissionais, sendo 28 médicos. São quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico.
Já em Mossoró possui duas UPAs, localizada nos bairros de Alto de São Manoel e Santo Antônio e mais de 240 mil atendimentos já foram realizados nas duas unidades.
Segundo o secretário, também pretende instalar novas UPAs nos municípios de Lajes, Pau dos Ferros e em São Gonçalo do Amarante. Hoje, as Unidades de Pronto-Atendimento atende 30% da população na região metropolitana de Natal.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, é destinado para o atendimento de urgências e assim, desafogando os atendimentos dos hospitais públicos. As unidades fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência criado pelo Ministério da Saúde.
*Nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário