Maurício Ferreira

sábado, 21 de janeiro de 2012

Mais de 40 presos escapam de Alcaçuz

alcacuz_2

Uma fuga em massa na noite de quinta-feira (19), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal, colocou em xeque a segurança das unidades prisionais do Rio Grande do Norte e causou a demissão de diretores e coordenadores prisionais. Mais de 40 presos conseguiram fugir em uma ação ousada, a maior fuga da história de Alcaçuz.
Segundo informações repassadas pela assessoria do governo, durante a fuga houve troca de tiros e até o momento apenas três criminosos foram recapturados.
A fuga teve início por volta das 20h, quando os detentos do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, inaugurado em 2010, aproveitaram a falta de vigilantes nas guaritas e corredores, principalmente os que estavam na quadra, onde é realizado o banho de sol, serraram a grade e em seguida, utilizando uma escada da estação de tratamento de esgoto localizada dentro do presídio, pularam o muro da unidade entre duas guaritas desativadas.
Em entrevista à imprensa, o coordenador do sistema penitenciário José Olímpio disse que não havia agentes penitenciários no pavilhão, tampouco nas guaritas, no momento da fuga.
O titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Fábio Hollanda, se reuniu ontem com outros membros da Sejuc e da Polícia Militar para estudar uma forma para recapturar os detentos. 

Números
As informações sobre o número exato de presos fujões continuam desencontradas, apesar do governo afirmar que foram 41 presos que escaparam de Alcaçuz, mas notícias extraoficiais falam em 53 detentos envolvidos na ação, sendo que 12 ficaram escondidos dentro da própria unidade e não chegaram a deixar o presídio, enquanto três foram recapturados e identificados como: Tiago Roberto da Silva, Caio Souza e Everton Patrick de Melo.
Sejuc anuncia saídas e mudanças no sistema prisional do RN
A assessoria de imprensa da Sejuc anunciou na manhã de ontem, em entrevista coletiva, as substituições do coordenador do sistema penitenciário do RN e do diretor e vice da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.
De acordo com as mudanças, ficou decidido o afastamento do coordenador de Administração Penitenciária, José Olímpio; do diretor de Alcaçuz, Marcos Lisboa e do vice-diretor de Alcaçuz, Wellington Marques. Severino Gomes dos Reis Neto, coronel da reserva, ex-comandante da PM e ex-diretor da Penitenciária de Alcaçuz e do extinto Presídio João Chaves, assume a coordenação do Sistema Prisional do RN.
A direção de Alcaçuz passa a ser ocupada pelo tenente-coronel Zacarias Mendonça (comandante do 4º BPM) e o major Francisco de Assis Ferreira dos Santos, na vice-direção.
As mudanças foram anunciadas logo após a fuga de 41 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na noite de quinta-feira (19), que resultou na maior fuga em massa do presídio situado em Nísia Floresta.
Direção de penitenciária divulga lista com os nomes de presidiários fugitivos
A direção de Alcaçuz divulgou a lista com os nomes dos presos que fugiram na noite de quinta-feira (19) do pavilhão Rogério Madruga, considerado de segurança máxima.
Continuam foragidos: 
Ailson Teixeira de Lima
Anderson Carlos Inácio do Nascimento
Ayrton Silva da Costa
Caio Fábio de Oliveira
Clebson Galdino Amador
Eclesiastes Alves Carvalho
Edcarlos Teixeira de Oliveira
Elias Cândido do Nascimento Júnior
Eribaldo Alves Garcia Júnior
Evaldo Xianca da Silva
Everton da Silva Barbosa
Francisco de Assis Ananias dos Santos
Francisco Evanaldo Gomes da Silva
Genilson da Silva de Carvalho
Gustavo Nicácio Alves
Isaías Leandro Lopes
Jeferson Câmara de França
Jeferson Soares Sales Alves de Oliveira
João Maria Cândido de Melo
João Paulo Viana
Joab da Silva
José Carlos de Oliveira
José Guilherme de Lima
José Rodrigo da Silva
José Valmir Sales dos Santos
Josué Agostinho da Silva
Leandro Faustino da Silva
Luiz Augusto Pereira da Silva
Marcos Antônio de Lima
Maibson Alisson Silva
Magno Henrique Martins da Silva
Paulo César Balbino de Oliveira
Ramissés Aparecido da Silva
Raniere Davisson Menezes da Silva
Rodrigo Carvalho Pacheco
Tiago Manoel Tavares Fernandes
Valderi Floriano da Costa
Valter Costa Andrade.

Fonte; Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário