Maurício Ferreira

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ubam pede à presidenta Dilma socorro aos municípios castigados pela seca no RN

leonardo_santana

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), executivo Leonardo Santana, enviou carta da entidade à presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de expor a situação de emergência que estão vivendo as populações rurais de 139 municípios do estado do Rio Grande do Norte, devido à ausência prolongada de chuvas, o que vem causando sérias consequências para a atividade rural do Estado.
Na carta o presidente da Ubam solicitou a Dilma uma visita de urgência ao Rio Grande do Norte, assim que voltar dos Estados Unidos, onde teve um encontro com o presidente americano Barack Obama.
A situação de estiagem vem se alastrando na maioria dos municípios do Estado, ameaçando trazer consequências perigosas para a agropecuária, desencadeando um processo de perda irreparável caso a falta de chuva se mantenha durante o mês de abril.
De acordo com levantamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, as chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro deste ano foram consideradas de volume muito abaixo do esperado. Durante o mês de março, a situação só teve continuidade, agravando ainda mais a situação.
O presidente da Ubam destacou a iniciativa da governadora Rosalba Ciarlini, por já ter sinalizado a decretação de estado de emergência, pois essa falta de ocorrência de chuvas pode ser considerada como um quadro de "seca".
"São 140 municípios que apresentam situação caótica, pela falta de chuvas, algo é próprio da região do semiárido, porém não se esperava que o quadro fosse se agravar, pois desde janeiro o volume de chuvas é muito abaixo da média. Por isso, estamos pedindo à presidente Dilma que visite os principais municípios e determine a liberação de verbas para que os prefeitos possam tomar as providências e assistirem a população, para que tenham abastecimento de água em regime de urgência, tanto para a população como para os animais", disse Leonardo Santana.
Ele espera ter uma reunião com o prefeito Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte (Femurn), objetivando discutir quais deverão ser a ações conjuntas que as duas entidades poderão desenvolver em prol dos municípios afetados pela estiagem prolongada.
"Espero que o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, possa participar da visita da presidenta Dilma aos municípios do Rio Grande do Norte, pois Aguinaldo tem muita sensibilidade e ao mesmo tempo é um homem de muita garra e iniciativa", disse Leonardo Santana.
 
*Jornal O  Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário