Maurício Ferreira

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reunião discute estratégias de combate à dengue


Nessa quarta-feira (25), foi realizada uma reunião entre o Comitê de Enfrentamento às Emergências em Saúde Pública do RN e o Colegiado Intergestor Regional da Região Metropolitana de Natal, formado pelos secretários municipais de Saúde dos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Macaíba.
O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Participaram também da reunião, representando o comitê, coordenadores e técnicos da Sesap, a direção do Hospital Giselda Trigueiro e do Laboratório Central (Lacen) e representantes do Conselho Estadual de Saúde e da Sociedade de Infectologia do RN.
O encontro discutiu as ações que estão sendo feitas para controle da dengue no Estado. Na ocasião, os gestores municipais de Saúde participantes falaram sobre a realidade local e as dificuldades enfrentadas. Diante do exposto, a Sesap deu sugestões para o trabalho desenvolvido e prestou apoio, por meio da programação de capacitações e continuidade das supervisões.
Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, "a reunião foi uma oportunidade para os gestores refletirem sobre as informações referentes à dengue em seus municípios, para, com base nelas, elaborar um planejamento eficaz para a redução dos números de casos da doença e melhoria da assistência aos pacientes".
A subcoordenadora informou, ainda, que o encontro gerou encaminhamentos de medidas a serem tomadas pelos municípios para eliminação dos focos de dengue e para melhorar o atendimento aos usuários do SUS acometidos pela doença, com destaque para a referência e contrarreferência dos pacientes.
 
*Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário