Maurício Ferreira

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Candidaturas de Pinheiro e Goreti ainda estão pendentes


Diomédio Paiva
Goreti e Pinheiro travam guerra jurídica em Apodi


Ainda estão pendentes na Justiça Eleitoral os registro de candidaturas de Goreti Pinto (PMDB) e José Pinheiro (PR) em Apodi. O terceiro candidato, Flaviano Monteiro (PC do B), teve sua candidatura deferida hoje, de acordo com o DivulgaCand, site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Teoricamente, Goreti teria a situação mais delicada. As coligações adversárias estão pedindo a impugnação de sua candidatura por entender que ela se enquadra na lei da Ficha Limpa, depois que teve as contas reprovadas pela Câmara Municipal.

O advogado da coligação “Força do compromisso”, encabeçada pelo candidato Pinheiro, Vladmir Capistrano, disse que a reprovação das contas de Goreti pelo Legislativo preenche os pré-requisitos da inelegibilidade da Lei federal. “Há um requisito objetivo que é a reprovação das contas e um subjetivo que seria a prática de improbidade administra, identificada no ato dos vereadores”, disse.

O advogado de Goreti, Marcos Lanuce, rebate o colega e diz que a situação da prefeita é sanável, prova disso é que o Ministério Público opinou pelo deferimento de sua candidatura. Segundo ele, para ter objetividade no processo é preciso existir a presença de dolo, de improbidade administrativa e ser insanável o que, a seu ver, não consta. Ao contrário de Pinheiro, que, para Lanuce, além de ter as contas reprovadas pelo TCE, precisou “devolver dinheiro ao erário público”.

A decisão das duas candidaturas segue nas mãos da Justiça que tem até o dia 5 de agosto para apresentar um resultado.
 
*Jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário