Maurício Ferreira

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Operadoras OI, TIM e Claro estão proibidas de comercializar novas linhas


Em resposta aos elevados índices de reclamação dos consumidores acerca dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomou uma medida extrema: suspender a venda de chips da TIM, OI e Claro em todo o país. No Rio Grande do Norte, apenas a TIM terá a venda de linhas suspensa.
A decisão, que atinge as três maiores operadoras de telefonia móvel do país, foi anunciada ontem, 17, pela agência reguladora. Somadas, essas empresas têm cerca de 70% do mercado de telefonia móvel no país. A multa para o descumprimento é de R$ 200 mil por dia.
A proibição começa a partir da próxima segunda-feira. De acordo com a Anatel, as vendas ficarão interrompidas até que as operadoras apresentem um plano de investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na qualidade dos serviços prestados aos consumidores. O plano deve considerar: melhora na infraestrutura; no atendimento ao consumidor; e completamento de chamada.
Em pouco tempo após anunciada a medida, o assunto se tornou um dos mais comentados nas redes sociais. Os mossoroenses que conhecem de perto o problema também participaram ativamente do debate virtual. Na rede, os usuários compartilhavam as queixas com relação às operadoras, em especial referentes às chamadas que são interrompidas no meio do telefonema. Esta por sinal é uma das principais reclamações que embasaram a decisão da Agência.
O estudante Adriano Menezes relata que é uma dificuldade conseguir falar ao celular, principalmente se a operadora for a TIM. "É muito complicado, a pessoa liga várias vezes para conseguir completar a chamada e quando consegue, a linha cai no meio da ligação", diz, acrescentando que espera que a medida da Anatel ajude a mudar esse quadro.
Assim como Adriano Menezes, vários usuários estão insatisfeitos com os serviços prestados pelas empresas. E os problemas com as operadoras de telefonia em Mossoró são de longo prazo. São panes no sinal, queda da ligação e dificuldade ao tentar resolver situações com o atendimento ao consumidor.
"A pessoa fica sem escolha. Já mudei de operadora duas vezes e os problemas permanecem. É uma situação difícil", diz o vendedor João Victor. Apesar das queixas serem comum a todas as operadores em questão, das três empresas abrangidas pela decisão da agência, a TIM lidera em número de clientes insatisfeitos no município.
Prova disso é que no ano passado a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JF/RN) proibiu a TIM de comercializar novas linhas em todo o Estado a fim de melhorar o sinal na região. Na época, para poder retomar as atividades, a operadora apresentou um plano de melhorias que previa um investimento de R$ 30 milhões no Rio Grande do Norte. No entanto, pouco mudou desde então.
Conforme usuários, a ligação sempre cai em meio ao telefonema e constantemente panes atingem o sinal da operadora. O mais recente foi registrado no mês passado, quando clientes da TIM passaram toda a manhã sem conseguir fazer ou receber ligações e mensagens.
Os usuários veem com otimismo a medida da Anatel. "Sempre o consumidor reclama e nunca as operadoras se empenham para melhorar o sinal, mas como a decisão da Anatel peso no bolso acredito que agora as operadoras possam melhorar, enfim, o serviço", diz João Victor.

*Jornal  O Mossoroense

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