Maurício Ferreira

quarta-feira, 18 de julho de 2012

RN é aposta para a produção individual de energia


Largamente utilizada em alguns países da Europa, essa prática vem aos poucos se desenvolvendo no Brasil
Reprodução
Resolução é considerada o primeiro passo para o desenvolvimento do mercado de energia solar no Brasil
 
Abrir a conta de energia elétrica e, em vez de um valor a pagar, constatar que tem créditos a receber. Parece um sonho para a maioria das pessoas, mas em vários países e em algumas cidades brasileiras, essa cena já é realidade.
Largamente utilizada em alguns países da Europa como, por exemplo, Portugal e Dinamarca, essa prática vem aos poucos se desenvolvendo no Brasil. A minigeração de energia elétrica proporciona economia dos investimentos em transmissão, redução das perdas nas redes e melhoria da qualidade do serviço de energia elétrica, tudo isso sem pesar na conta de luz do consumidor.
O marco para o desenvolvimento da atividade aconteceu quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em abril deste ano, a resolução que estabelece regras para a microgeração e a minigeração distribuída de energia elétrica no país. A ideia é viabilizar a instalação, pelos consumidores, de painéis solares ou microturbinas eólicas em residências, comércios ou indústrias. 
Entre outras medidas, a nova legislação prevê que a eletricidade gerada pelos consumidores seja descontada da conta de luz e o volume excedente seja transformado em crédito, que poderá ser usado por até três anos, para abater o consumo dos meses subsequentes. As distribuidoras terão até 240 dias para se adaptar às regras, incluindo reforços em suas redes e no sistema de atendimento. 
A resolução é considerada o primeiro passo para o desenvolvimento do mercado de energia solar no Brasil, que, por enquanto, deve crescer a partir da geração distribuída e não da venda de grandes projetos em leilões, como no caso das fontes de energia eólica.
No Ceará, começam a surgir as primeiras iniciativas no segmento residencial e comercial de geração de energia elétrica a partir dos ventos. Alguns aerogeradores trabalham fornecendo energia elétrica em pequena escala para condomínios, concessionárias de veículos e pequenas fábricas em Fortaleza. O Estado é considerado um dos maiores com potencial de ventos do país, o que favorece a expansão deste tipo de fonte energética.

PRODUÇÃO INDIVIDUAL DE ENERGIA NO RN
Na esteira do processo de consolidação do mercado eólico nacional, o Rio Grande do Norte é uma das apostas para a produção individual de energia. Porém, este tipo de produção energia ainda é limitado, por causa dos altos custos com equipamentos e instalação. Para o superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, ainda é cedo para avaliar o impacto desta medida em nível local.
“Os efeitos dessa nova forma de geração de energia não serão sentidos em curto prazo, já que dependem fundamentalmente da adesão do consumidor e o preço ainda é um entrave. Quando o sistema estiver em pleno funcionamento, deverá proporcionar benefícios sociais e econômicos a longo prazo”, afirma o superintendente. Ele acredita que a medida trará benefícios aos microempresários. “A energia eólica, além de uma alternativa, é uma grande oportunidade de negócio para o segmento da pequena empresa”, comenta.
De acordo com Luiz Sérgio Barreto, diretor do Hotel Vila do Mar, empreendimento localizado na Via Costeira, a regulamentação é muito positiva, mas ainda é necessário o barateamento em relação aos custos com equipamentos: “A medida mais importante seria a criação, pelo Estado, de condições favoráveis para que indústrias fabricantes pudessem se instalar por aqui. Ao serem criadas essas condições, os equipamentos poderão ser barateados, aumentando a competitividade no mercado de geração de energia”, disse.

*Gazeta do oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário