Maurício Ferreira

terça-feira, 17 de julho de 2012

Hospital do RN tem surto de superbactérias e mortes


hospital_ruy_pereira

O portal UOL destaca hoje que a contaminação de pacientes por superbactérias está preocupando médicos e pacientes do Hospital Estadual Ruy Pereira, em Natal, referência no atendimento a pacientes com problemas vasculares no Rio Grande do Norte.
Inaugurado em 2010, o Hospital tem cerca de 85 leitos e uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com quatro leitos.
Segundo a reportagem de Aliny Gama e Carlos Madeiro, o hospital Ruy Pereira não possui equipamentos adequados para tratar pacientes com infecções, o que leva a proliferação de bactérias de difícil tratamento.
No dia da visita da reportagem do UOL ao local, na última quinta-feira (12), o médico plantonista Pedro Raimundo Souza contou que foram registradas duas mortes de pacientes por infecção de superbactérias. "Essas mortes estão ligadas às condições precárias do hospital", disse, relatando uma série de problemas na unidade.
De acordo com o médico, duas superbactérias estão contaminando vários pacientes do hospital: a acinetobacter e a pseudomonas. Há falta de antibióticos para combater as infecções.
Nota
Em nota encaminhada na manhã desta terça-feira (17) ao UOL, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou a existência de bactérias na unidade, mas negou a existência de um surto de superbactérias no Hospital Ruy Pereira.
No texto, assinado pela presidente da Comissão de Infecção Hospitalar, Janaína Pinto, o governo está tomando medidas para sanar as deficiências e dotar o hospital Ruy Pereira de mais leitos, além de insumos e medicamentos. 

*Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário