Maurício Ferreira

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Diretora da Fundac recebe visita de representante da SDH


A diretora presidente da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN), Kalina Leite, recebeu nesta sexta-feira (26) a visita da coordenadora geral do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Corinne Julie Ribeiro Lopes. O objetivo do encontro foi apresentar à Fundac o SIPIA Sinase - Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas e escolher um gestor para gerenciar o Sistema no âmbito estadual. O Observatório é um órgão ligado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

O SIPIA Sinase é um sistema de informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas. Tem abrangência nacional e cumpre o papel de ser ferramenta de integração entre as instituições executoras de medidas socioeducativas: Ministério Público, Varas da Infância e Juventude, delegacias, CREAS e demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal.

A SDH está dando suporte aos estados para mudar a plataforma de informações referente aos adolescentes em conflito com a lei, ela passar a ser virtual e não mais manual.

Para Corinne Julie a modernização do sistema de informação dos dados é fundamental para agilizar as demandas relacionadas à área de atendimento socioeducativo. “É importante a implementação do SIPIA Sinase, pois ele vai munir os entes envolvidos na socioeducação com informações que serão fundamentais para melhorar a política pública de atendimento socioeducativo no Estado”.

A interventora da Fundac se dispôs a ajudar no que for preciso para a implantação do Sistema nas unidades de atendimento da Fundac. “Já designamos um servidor para gerenciar esse sistema a nível estadual e acreditamos que ele vai ser de grande valia para o Sistema Socioeducativo do Estado”, afirmou Kalina Leite.

Corinne Julie aproveitou a oportunidade e fez visitas a duas unidades de atendimento da Fundac, o Ceduc Nazaré e o Ceduc Padre João Maria.

Também participaram do encontro a diretora Técnica da Fundac, Tomázia Isabel Araújo, e a vice-coordenadora da Coordenadoria de Programas de Proteção Especial-CPPE, Vanderlúcia Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário