Maurício Ferreira

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Governadora participa de ato ecumênico pelos 45 anos da Caern


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou na tarde desta terça-feira (2) uma celebração ecumênica pelos seus 45 anos de criação. O evento contou com a participação da Governadora Rosalba Ciarlini, do diretor presidente da instituição, Yuri Tasso, da secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, e de Elias Nunes, diretor do Instituto de Gestão das Águas (Igarn).

Realizado na sede, em Natal, o ato teve ainda a apresentação do coral “Som das Águas, que completa em 2014 vinte anos de fundação. Centenas de funcionários aderiram à celebração que foi liderada pelo cônego José Mário e pelo pastor Edson Vicente.

Aos diretores, gerentes regionais e colaboradores, a Governadora Rosalba Ciarlini fez um resumo dos últimos quatro anos da Companhia, eleita em 2013 pela revista Exame uma das 100 maiores empresas do Brasil. De 2011 a 2014, a Caern deixou de ser deficitária e dependente do Governo do RN para se tornar um órgão da administração indireta com capacidade de executar novas obras, como o Sanear RN, assinado no ano passado.

O maior programa de saneamento básico da história do RN, que terá investimento de R$ 1,4 bilhão até 2015, fez saltar de 26%, em 2013, para 37%, em 2014, o percentual de esgoto tratado em Natal. Até o final do ano, os 167 municípios potiguares terão 80% do saneamento concluído. No próximo ano, Natal terá 100% de cobertura, se tornando a primeira capital do Brasil a ser plenamente saneada.

“Essa é uma noite de muita alegria para nós que apostamos na Caern, uma empresa que muitos quiseram privatizar por ser dependente do Governo, que não tinha capacidade de investimento, e se tornou uma das marcas fortes da nossa gestão. O Sanear RN é uma prova disso. Hoje, a Caern tem os seus próprios meios, planeja, executa as obras e leva água de qualidade aos potiguares, o nosso principal compromisso”, declarou a chefe do Executivo Estadual, lembrando que rejeitou a proposta de privatização da Caern quando era prefeita de Mossoró por “convicção do potencial da Companhia”.

No discurso, Yuri Tasso, diretor presidente da Caern, ressaltou a importância do órgão para o RN. “A Caern tem um papel de extrema relevância no nosso estado e ganhou nos últimos anos muita credibilidade. Isso só foi possível porque a Governadora nos deu liberdade para tocar os projetos e porque tratou a empresa com a seriedade que sempre mereceu. A Governadora motivou o funcionalismo e mostrou que a empresa, bem administrada, não precisa ser privatizada. Agradecemos muito aos nossos colaboradores, diretores e gerentes pelo nível que atingimos e por não desistirem nos momentos de dificuldade”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário