Maurício Ferreira

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Quase 150 mil pessoas podem ficar sem água no RN até o fim do ano

Chuvas não foram suficientes para elevar o nível dos reservatórios


Dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) revelam que até o fim do ano a situação hídrica do Estado pode chegar a níveis alarmantes. Segundo o secretário Luciano Cavalcanti, responsável pela pasta, cinco cidades potiguares já se encontram sem abastecimento de água, e outras oito podem chegar ao fim de 2014 na mesma situação, totalizando 147. 938 potiguares, que poderão ficar sem abastecimento de água.
De acordo com Luciano Cavalcanti, atualmente existem 12 açudes que se encontram em volume morto, quando a água chega a níveis de captação baixíssimos, e mais 10 que podem entrar até o final do ano, caso não chova. Ele explica que hoje as cidades de Paraná, Antônio Martins, Rodolfo Fernandes, Tenente Ananias e Carnaúba dos Dantas já estão em colapso de abastecimento, e que Acari, Currais Novos, Luís Gomes, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste e Serrinha dos Pintos podem entrar em breve.
O secretário explica que a situação mais crítica, entre as cidades que ainda têm algum abastecimento, é de Pau dos Ferros, que possui um reservatório praticamente vazio, e a água retirada encontra-se em eutrofizada, onde há gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos e precisa passar por um processo de purificação a partir de química, o que lhe atribui um mau cheiro característico, muito criticado por moradores da região.
"Estamos em fase final de testes de uma adutora de engate rápido, que levará água do reservatório de Santa Cruz, em Apodi, para as cidades de Pau dos Ferros e Rafael Fernandes. Esperamos resolver essa situação muito em breve, para que as cidades não sofram mais do que já vêm sofrendo", ressaltou Luciano Cavalcanti, relembrando que esses remanejamentos de água entre os municípios serão imprescindíveis para combater a falta d'água.
Segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, 146 municípios encontram-se em estado de emergência. Destes, 111 solicitaram auxílio do Exército brasileiro por meio da “Operação Carro-pipa”, enquanto as outras estão se abastecendo com recursos próprios (carros-pipas privados, perfuração de poços etc.)
"Esperamos que até janeiro haja aporte de água no RN, senão a situação ficará muito ruim nestas cidades. Recentemente estivemos em São Miguel para perfurar poços e em várias tentativas furamos e o subsolo estava vazio. Sem chuva, entraremos em estado crítico", concluiu o secretário.
Outro dado preocupante, apresentado pelos relatórios da Semarh, se dá quanto ao número de reservatórios que se encontram com menos de 15% do volume total de água. Hoje, 21 locais encontram-se em tal situação, e destes, 17 não chegam sequer a 5% da capacidade de armazenamento.
Mossoró teve menos chuvas que o esperado em 2014
"Mossoró teve menos chuvas do que o esperado. Felizmente bem distribuídas". É isso que afirma o meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espínola. Ele comenta que este ano teve um período de chuvas ruim em todo o Estado, com maior gravidade na região do Seridó.
"Aqui em Mossoró tivemos chuvas bem distribuídas, por vários dias durantes os meses, mas o volume foi menos do que o esperado. Em média, aqui chove 680,3 milímetros, e este ano choveu somente 575,4mm. O mês com mais chuvas na cidade foi março, com 166,6mm", esclareceu José Espínola, ressaltando que entre os municípios onde há registro de chuvas no Estado, 56 foram considerados "muito secos" e 61 "secos", apenas quatro municípios tiveram um ano "chuvoso".
O meteorologista também comentou que, apesar de não haver dados oficiais, o ano de 2015 tem sido visto com preocupação pelos especialistas. O fenômeno "El Niño", que promove o aquecimento das águas do oceano Pacífico e acomete no aumento de temperatura na região, pode acontecer no próximo ano. 

Cidades em colapso - número de habitantes
Paraná - 4.194
Antônio Martins - 7.188
Rodolfo Fernandes - 4.548
Tenente Ananias - 10.558
Carnaúba dos Dantas - 7.972
Total: 34.460 

Cidades que poderão entrar em colapso até o final de 2014 - número de habitantes
Acari - 11.349
Currais Novos - 44.710
Luís Gomes - 10.086
Pau dos Ferros - 29.696
Pilões - 3.723
Rafael Fernandes - 5.001
São Francisco do Oeste - 4.138
Serrinha dos Pintos - 4.775
Total: 113. 478
GERAL: 147. 938

*Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário