Maurício Ferreira

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Henrique tem encontro com dirigentes, professores, servidores e alunos da UERN e reafirma compromisso com a instituição


O deputado Henrique Eduardo Alves, candidato a governador pela coligação União pela Mudança, se reuniu no final da manhã desta quarta-feira, 17, com dirigentes, professores e representantes dos servidores e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em visita à reitoria, Henrique reafirmou o compromisso com a manutenção e ampliação do papel da instituição no sistema educacional do Estado e sua inserção no projeto de desenvolvimento a ser implantado pelo futuro governo.
“A UERN é uma realidade importante para o Rio Grande do Norte e assim deve ser vista, tratada e respeitada. O Governo Federal vai ter, sim, de apoiar e financiar as universidades estaduais e municipais”, afirmou o parlamentar e candidato a governador ao defender o apoio financeiro do governo federal. “Devemos buscar formas de inserir a UERN, e ela vai se inserir, na política de financiamento do Governo Federal. A UERN tem um importante papel a desempenhar, levando o ensino a áreas e regiões não atendidas por outras instituições de ensino superior e garantindo a formação de profissionais de acordo com as necessidades do mercado local”.
Ainda segundo Henrique, questões como o orçamento da UERN – “que é apertado” - e o anseio dos servidores pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos técnicos administrativos - “que é justo” - serão discutidas com responsabilidade. “A UERN pode contar com a minha sensibilidade, experiência e visão”, assinalou.
Na abertura da reunião, o reitor, professor Pedro Fernandes, fez questão de destacar o apoio do deputado Henrique Eduardo Alves, na condição presidente da Câmara, aos pleitos defendidos pela UERN e pelas demais instituições que integram a Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Na abertura do encontro, o reitor historiou como Henrique abriu as portas do gabinete da presidência da Câmara e acionou ministros em defesa dos pleitos da UERN. “Como esclarecimento e reconhecimento quero dizer que o deputado Henrique Eduardo Alves, como presidente da Câmara, já deu grandes contribuições aos pleitos da UERN e tenho certeza de que, eleito governador, saberá manter esse olhar diferenciado e atencioso em relação à nossa universidade”, destacou Pedro Fernandes.
De acordo com o reitor, Henrique foi decisivo na defesa de pleitos como a redução da contrapartida financeira das universidades para firmar convênios com o Governo Federal, que caiu de 10% para apenas 0,1%. O deputado também defendeu a inclusão das instituições no Pronatec. “Pela primeira vez, os reitores foram recebidos na Presidência da Câmara”, observou.
Da reunião participaram também o vice-reitor Aldo Gondim, professor Valdomiro Morais, presidente da Associação dos Docentes (ADUERN), representante dos estudantes, professores, diretores de unidades de ensino da universidade e a presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintauern), Rita de Cássia Negreiros. Esta fez questão de registrar a forma “respeitosa, responsável e coerente com que Henrique recebeu os representantes dos servidores. 

HOSPITAIS
Depois do encontro na UERN, Henrique esteve no Restaurante Popular Barriga Cheia, no Centro, onde cumprimentou trabalhadores na hora do almoço. Em seguida, visitou o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde foi recebido pela diretora Denísia Freitas, conversou com servidores, visitou enfermarias e outras instalações, cumprimentou pacientes e acompanhantes e conheceu de perto a realidade do maior hospital público de Mossoró.
O candidato a governador também visitou o Hospital da Mulher, onde se reuniu com o diretor-geral, médico Inavan Lopes, o diretor técnico, médico Manoel de Freitas e a diretora administrativa, Josadete Queiroz. No hospital, onde também cumprimentou pacientes e acompanhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário