A falta de estrutura no Centro de Detenção Provisório Masculino (CDP), de Pau dos Ferros, pode ter contribuído para a fuga em massa de 16 presos. O fato aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro. Segundo informações do responsável pelo CDP, advogado Udson Freitas, o Centro não possui estrutura segura para custodiar os detentos.
Udson explicou que o CDP tem capacidade para 60 presos, porém, conta com apenas um agente para fazer a custódia. Acrescentando que o único agente em cada plantão não dispõe de arma para fazer o trabalho com segurança. "A situação aqui é difícil porque só temos para cada plantão um agente e sem arma", acrescentou.
Segundo Udson, durante a fuga, mesmo que o agente tivesse percebido que os presos haviam cerrado os ferrolhos dos portões das grades, não teria como impedir a fuga, porque estava só contra 16 presos e ainda estava desarmado. Udson adiantou também que as poucas melhorias estruturais que chegaram à unidade provisória de Pau dos Ferros foram adquiridas através de solicitações judiciais.
FUGA - Na fuga ocorrida no domingo, 16 presos conseguiram fugir, mas desse total, 11 já foram capturados. A captura dos fugitivos foi feita em parceria entre Polícia Civil, Polícia Militar e agentes penitenciários. Cinco fugitivos ainda estão sendo procurados são eles: Antônio Alves de Oliveira, Francisco Marcelo Alves do Nascimento, Francisco das Chagas Barbosa (Didi), José Cláudio Henrique dos Santos e Francisco das Chagas da Silva (Titi).
*Gazeta do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário