Maurício Ferreira

domingo, 31 de julho de 2011

Mossoró receberá 1ª Escola Verde do NE



A Prefeitura de Mossoró vai construir a primeira Escola Verde da região Nordeste. E já está definido que a unidade de ensino ecologicamente correta será implantada na zona rural do município. A informação partiu da prefeita Fafá Rosado na última quinta-feira, 28, durante agenda à área rural para anunciar uma série de melhorias que vão contemplar diversas comunidades do campo ainda neste ano.
Na ocasião, a prefeita Fafá Rosado comunicou que em breve divulgará o nome da comunidade escolhida para receber a Escola Verde. "É um novo modelo de educação no campo, que não existe sequer na região Nordeste. Estamos inovando em termos de educação e valorização do meio ambiente", comentou a chefe do Executivo. A escola dará continuidade à política ambiental da atual administração.
Desde que assumiu o governo em janeiro de 2005, que Fafá Rosado tem direcionado o seu olhar ao meio ambiente, a começar pela criação de órgão gestor das políticas ambientais, a Gerência da Gestão Ambiental. As ações são desenvolvidas de forma integradas, com a participação de outras Gerências, como a de Educação. E os resultados apresentados têm sido considerados positivos.
A Escola Verde será um marco e a abertura de um novo tempo nas ações ambientais do Município. A escola terá características próprias, como explica a gerente da Educação, Ieda Chaves. "A Escola Verde aproveitará os recursos naturais, dentro de um novo conceito de sustentabilidade", justificou Ieda Chaves, citando que a escola terá energia solar, sistemas de reaproveitamento e de uso de água pluvial.
Os alunos da Escola Verde também serão estimulados a praticar a agricultura saudável. Por isso, a unidade de ensino terá uma horta orgânica, como forma de estimular seus alunos a práticas agrícolas saudáveis. A Escola contará com cinco salas de aula e será construída pela Municipalidade a um custo estimado de R$ 500 mil.
A obra ocupará a antiga Escola Municipal Genildo Miranda e atenderá a cerca de 200 alunos. O modelo poderá ser estendido ainda a outras comunidades rurais. O pensamento da prefeita Fafá Rosado é levar a experiência para a Barrinha, por exemplo. O investimento dependerá ainda da disponibilidade de recursos.
Para o secretário da Cidadania, Francisco Carlos, a Escola Verde representa um grande avanço para educação ambiental no município. "Porque a partir dessa estrutura de ensino, iremos educar nossas crianças e jovens sobre a importância do aproveitamento das riquezas naturais, como instrumento de desenvolvimento sustentável, para que todos possam ter uma vida com melhor qualidade", disse.
A construção da Escola Verde faz parte do processo de fortalecimento da estrutura de ensino do Município. Ao longo de sua gestão, a prefeita Fafá Rosado tem se empenhado na melhoria da qualidade do ensino, e isto se traduz na ampliação número de escolas, também modernizadas e bem equipadas. "Somente a educação é capaz de transformar o homem e lhe garantir cidadania", atesta Fafá.
*jornal de fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário